A Bruxa Margaret + dica de filme 🎬


A graphic novel Bruxa Margaret foi inspirada pelo quadro Dulle Griet (Mulher Louca, no Brasil) de Pieter Bruegel, o Velho. Nele, muitas coisas estão acontecendo mas uma mulher tem destaque ao se dirigir aos portões do inferno vestindo armadura e carregando objetos saqueados. (clique aqui para ver)

Inspirada na atmosfera desse quadro e escrita pelo ator e escritor Jim Broadbent e desenhada pelo quadrinista Dix, A Bruxa Margaret traz a representação de uma mulher à margem da sociedade, esquecida e negligenciada, vivendo sozinha numa ilha e entregue a própria sorte. A história se desenrola com a busca de Margaret por algo. A princípio, parece que tudo o que ela quer é vender suas enguias na feira e um mínimo de respeito, mas há algo muito mais ambicioso no coração destemido de Margaret...



As cores, o traço e as poucas palavras fazem de A Bruxa Margaret uma graphic novel muito única. A ambientação claustrofóbica e até os elementos sobrenaturais me lembraram muito a atmosfera solitária do filme "O Farol" (2019), dirigido por Robert Eggers e, diante disso, não havia como não ganhar o meu coração.

No filme, a história se desenrola no final do século 19, quando um novo zelador chega em uma ilha remota na Nova Inglaterra para ajudar o faroleiro local. No entanto, o isolamento abala a convivência entre os dois. Entre tempestades e goles de querosene, o recém-chegado tenta desvendar os mistérios que existem nas histórias de pescador de seu chefe.




Outro ponto importante é que A Bruxa Margaret, além da abordagem crítica às condições em que Margaret vive, também traz reflexões sobre poder, ambição, direito e justiça. Em um determinado ponto da história Margaret precisa escolher entre uma coisa ou outra e, para mim, há muito mais nessa escolha do que uma simples tomada de decisão. 



A Bruxa Margaret é uma excelente graphic novel publicada pela DarkSide Books e traduzida por Aline Zouvi. Recomendo demais a leitura! No DarkBlog (o blog da DarkSide) tem uma postagem super completa sobre a lenda Dulle Griet e outras interpretações do quadro que inspirou A Bruxa Margaret, para conferir clique aqui.

Postar um comentário

0 Comentários