Que experiência deliciosa foi ler Paulo Leminski!


"sossegue coração
ainda não é agora
a confusão prossegue
sonhos afora
calma calma
logo mais a gente goza
perto do osso
a carne é mais gostosa"

Consumir mais literatura brasileira é uma das minhas metas para 2021 e que experiência mais deliciosa foi ler Paulo Leminski! Toda Poesia foi o meu primeiro contato com essa escrita irreverente, viva e pulsante, e eu fui completamente fisgada pelas palavras.


Leminski tem uma característica que, para mim, é mais do que interessante, é curiosa e instigante: de fazer trocadilhos, brincadeiras, mesclar uma música entre as palavras do poema, gírias, ditados populares... Além de uma grande influência da cultura japonesa em seus poemas. O jogo de Leminski com as palavras garantiu a ele um estilo único de escrever, o que o tornou um dos mais destacados poetas brasileiros do século XX. Além disso, ele também escreveu letras de músicas com Caetano Veloso, Itamar Assumpção e o grupo A Cor do Som.


Ler Leminski, repito, foi uma experiência nova, incrível e absurdamente prazerosa. Vários de seus poemas tocaram o meu coração, outros me fizeram refletir e alguns até me deixaram com vontade de dançar!
👉🏻 Para quem gosta de poesia brasileira, Toda Poesia, de Paulo Leminski, é uma leitura mais do que recomendada.

Paulo Leminski nasceu em Curitiba em 1944 e faleceu em 1989. Foi poeta, escritor, tradutor e professor.

Postar um comentário

0 Comentários