Um dos melhores livros do ano: Leitura de Verão, de Emily Henry


Gus é um escritor de ficção literária como histórias de mistério, suspense e investigação. January é uma escritora de romances best-sellers, histórias fofinhas com finais felizes e aquele hotzinho que a gente gosta. Ou seja, os dois têm personalidades absurdamente opostas. Inclusive, tem uma frase na sinopse do livro que diz que enquanto January escreve finais felizes, Gus mata todos os personagens numa parada bem Game of Thrones.

Como você pode ver, eles não têm nada em comum exceto uma coisa, eles amam escrever. Além disso, nossos protagonistas vão morar em casas de praia vizinhas pra tentar lidar com o bloqueio criativo. Daí entre encontros e confusões, eles fazem um acordo pra saírem da zona de conforto: Gus vai ter que escrever um livro com final feliz e January terá que escrever o próximo clássico da literatura. A ideia, claro, é terminar os livros sem se apaixonarem um pelo outro. Okay, quem eles estão querendo enganar? 🤭

Uma das coisas que me fizeram amar esse livro é que a história se passa no verão, então, teoricamente, eu não leria ele agora porque estamos no inverno. Lá no podcast @PodLerRomance eu disse que toda vez que o frio chega, eu quero reler Crepúsculo pra entrar no clima, sabe? Me sentir em Forks e tal 😅 mas a grande questão aqui é que eu li Leitura de Verão numa temperatura de 10 graus e foi incrivelmente MARAVILHOSO. Não só o desenvolvimento do romance é muito gostoso de acompanhar como as partes engraçadas me fizeram gargalhar muito. Esse livro é um ótimo exemplo de comédia romântica que eu nunca canso se consumir.


Eu me identifiquei muito com a January (também nasci em Janeiro e sou de capricórnio) quando ela fala que "para evitar decepções aprendeu a nunca se perguntar o que realmente queria", afinal, se ela não sabia o que esperar, o que viesse da vida era lucro, né? E foi aí que eu me vi nessa mesma situação agora que estou chegando aos 30 anos. O Retorno de Saturno chegou com tudo! Só o fato de eu estar lendo romances e me apaixonando por eles já é uma das maiores reviravoltas da minha vida – o roteirista tá de parabéns. Tem uma parte no livro que a January fala sobre ouvir música melodramática no carro enquanto finge que a vida é um filme e eu pensei: pelos deuses, é isso, eu todinha! Mas ela me ganhou 100% quando falou sobre de soda italiana (melancia é o meu sabor favorito) e ouviu Fleetwood Mac.

E o que falar do Gus... Como a maioria dos mocinhos nos romances, ELE É MUSCULOSO e tá aí uma raridade no mundinho literário: onde é que a gente vê escritor musculoso, gente? Em toda a minha vida só conheci uns dois. 🤭 Mas, detalhes físicos à parte, eu estou até agora sem palavras com o quanto eu consegui me identificar com ele nos pensamentos sobre o amor. O Gus é uma versão minha antes de ler romances – uma rabugenta desacreditada no amor [confesso]. A Shadi, melhor amiga da January, também é uma personagem maravilhosa e tem o humor ácido de milhões! Eu morria de rir toda vez que ela falava da masmorra do sexo. 😂

Com uma trama apaixonante e bem diferente de tudo que eu já li (ainda não tenho muito repertório em romances, mas vou chegar lá), Leitura de Verão traz uma abordagem sobre a escrita (ex.: romance x investigação) que levanta muitos questionamentos: O que é uma história madura? Isso é definido pelo gênero? E não falo só sobre o gênero literário, isso é definido pelo gênero da pessoa que escreve também? Eu gostei muito de como a Emily conseguiu, com maestria, me fazer sorrir e chorar, falar sobre preconceito literário e abordar o luto e as relações familiares de uma forma tão sensível. Leitura de Verão se tornou um dos melhores livros do ano e foi direto pra minha lista de favoritos.


O romance é um slow burn delicinha com a pegada enemies to lovers que já me fisgou na primeira página. Tem uma cena muito fofa e engraçada que fãs de Taylor Swift vão adorar. Se você já viu o clipe de You Belong With Me, vai pegar a referência. ❤️

Gostou do livro? Compre aqui e apoie o
blog sem pagar nada mais a mais por isso :)

Beijo e até a próxima!

Postar um comentário

0 Comentários