O amor segundo Lygia Fagundes Telles: Projeto de Leitura 📖


Lygia Fagundes Telles é a minha escritora brasileira favorita e neste Projeto de Leitura vamos ler, analisar e discutir alguns dos principais contos da autora sobre o amor e suas compreensões desse sentimento na modernidade. O Amor Segundo Lygia Fagundes Telles é mais do que um plano de aprendizagem, é um espaço de contemplação a uma das mulheres mais importantes da literatura brasileira e tudo o que ela, gentilmente, escrevia sobre a ferocidade de amar.


Quem foi Lygia Fagundes Telles?

"Sou, como escritora, uma testemunha desse nosso tempo e dessa nossa sociedade".

A escritora nasceu em 19 de abril de 1923, em São Paulo. Ela se formou em Direito, foi presidente da Cinemateca Brasileira e fez parte da comissão que entregou ao ministro da Justiça o Manifesto dos Intelectuais, o abaixo-assinado contra a censura em 1977 — ano em que o Brasil passava pela ditadura militar. Premiada e membro da Academia Brasileira de Letras, Lygia faz parte do pós-modernismo e sua escrita é caracterizada pela prosa intimista e psicológica dos personagens sem deixar de lado os aspectos sociais e políticos.



Lygia e o Amor

Sua obra sempre estabelece um diálogo com o universo feminino desprendendo-o do moralismo social. Sob uma perspectiva moderna, política e, justamente por isso, muitas vezes polêmica, Lygia conduz os personagens através de fluxos de consciência e monólogos que questionam a realidade e não reprimem seus desejos. As diferentes formas de amor e paixão são retratadas em suas histórias com a mais pura sensibilidade humana. A ideia do amor é um elemento crucial em seus textos, muitas vezes "roubando a cena" e assumindo o protagonismo entre as idas e vindas de seus personagens.


Os contos do projeto

1. O Menino [1949]
Este conto narra a história de uma mulher que vai num encontro clandestino e usa o filho como álibi. Disponível na antologia Antes do Baile Verde.

2. A Chave [1965]
O envelhecimento do amor e a diferença de idade entre um casal são os temas principais que conduzem esse conto. 
Disponível na antologia Antes do Baile Verde.

3. As Pérolas [1958]
O diálogo entre um casal apaixonado e a tensão da morte que se aproxima de um deles. Disponível na antologia Antes do Baile Verde.

4. Apenas um Saxofone [1970]
Uma mulher de meia idade e rica tinha um milionário que a sustentava, um jovem que lhe satisfazia e um professor espiritual com quem dormia. Disponível na antologia Antes do Baile Verde.

5. Lua Crescente em Amsterdã [1977]
Um casal vive um momento dramático, eles descobrem juntos que o amor entre eles já não existe mais. Disponível na antologia Seminário dos Ratos.

6. Pomba Enamorada [1977]
Uma moça que se apaixonou por um cara chamado Antenor. Ela acreditava em horóscopo, simpatias e etc. Ele não. Disponível na antologia Seminário dos Ratos.

7. Herbarium [1998]
Uma garota que vive próximo a um bosque, todo dia colhe diferentes folhas para o primo botânico. Disponível na antologia Seminário dos Ratos.

8. A Estrutura da Bolha de Sabão [1978]
Um ex-casal, cujo homem estuda a estrutura da Bolha de Sabão — e a mulher que pode recordar sua infância e as bolhas de sabão no quintal. Disponível na antologia A Estrutura da Bolha de Sabão.

📖 Todas as leituras do projeto também estão disponíveis no volume único Os Contos Completos de Lygia Fagundes Telles. Aproveite a oferta clicando aqui.


Cronograma de leitura

INÍCIO: 15 de Julho/2023.
LEITURA: 1 (um) conto por semana.
INTERAÇÃO: Grupo no Telegram, clique aqui.
CONTEÚDO EXCLUSIVO: Cronograma personalizado + marcador exclusivo do projeto. *arquivo digital


Postar um comentário

0 Comentários