Chama o bombeiro! 🔥 Os Números do Amor, de Helen Hoang


O que esperar de um livro apaixonante, com personagens
salientes e que traz uma releitura de Uma Linda Mulher?

Os Números do Amor já me conquistou nos primeiros capítulos por três motivos: 1) Que livro engraçado! Fazia tempo que eu não ria tanto com uma história. 2) Ser uma versão invertida de Uma Linda Mulher, o meu lado nostálgico e apaixonado por Sessão da Tarde gritou aleluia! quando eu descobri isso. 3) O fato dele trazer uma personagem com autismo e da autora também ter a condição. Eu já li outras histórias com personagens dentro do Espectro Autista mas nenhum deles era uma história de amor entre pessoas adultas, eram livros protagonizados por crianças. Então, esse foi o meu primeiro contato com um romance trazendo esse tema de uma forma tão relevante, importante e, ao mesmo tempo, descontraída.

O livro conta a história de Stella, uma mulher inteligente e muito bem sucedida que trabalha como econometrista. Sua relação com a lógica e com os números é maravilhosa, mas infelizmente ela não se sai muito bem quando o assunto envolve pessoas. Stella tem um transtorno do espectro autista caracterizado por dificuldades nas relações sociais, mas agora ela está disposta a mudar essa realidade com um plano infalível: contratar um acompanhante para ensiná-la a ser uma boa namorada

"Ninguém gosta de sinceridade. A não ser quando é coisa boa. Nunca consigo entender o que os outros acham, em especial gente que não conheço. É como um campo minado."

O encarregado dessa missão é o acompanhante de luxo, Michael Phan. Com uma pilha enorme de contas para pagar, ele tem apenas uma regra que segue à risca: nada de sair mais vezes com a mesma cliente. Mas ele se rende à tentação de quebrá-la quando Stella entra em sua vida com uma proposta bem inusitada. Quanto mais tempo eles passam juntos, mais Michael se encanta com a mente brilhante da moça. E ela, pela primeira vez, vai se sentir impelida a sair de sua zona de conforto para descobrir a equação perfeita do amor.

"Você é perfeita. Tudo o que te torna diferente faz parte dessa perfeição."

Com uma premissa dessa, a gente já sabe o que esperar, certo? Mentira! Eu fui pega de surpresa totalmente quando descobri que o livro começa pegando fogo e termina com labaredas. Toda hora era uma pegação, um vuco-vuco, um beijo aqui, uma lambida ali... Chama o bombeiro! 🧑‍🚒🔥 Eu adorei a química entre o casal, a escrita da Helen Hoang, a representatividade que ela trouxe e todas as camadas dos personagens. Confesso que queria saber um pouquinho mais da Stella, embora os pequenos detalhes que ela contou sobre seu passado tenham me deixado com o coração apertado. Já o Michael teve sua história um pouco mais aberta, como as dificuldades para sustentar a família, o abandono do pai e os sonhos que ele tanto quis realizar. Tudo isso me fez gostar ainda mais do Michael porque a autora humanizou o personagem muito bem Foi nesse ponto que o ele conseguiu me conquistar porque antes ele era apenas um grande safado caidinho pela maravilhosa Stella.

"Não quero só uma noite ou uma semana. Quero você o tempo inteiro. Gosto de você mais do que de cálculo algébrico, e olha que matemática é a única coisa capaz de unir o universo."

Os Números do Amor entrou para a lista de Livros que eu vou indicar pra todo mundo que quer ler romance. Mas, apesar de ser um dos meus queridinhos do ano, não posso negar que ele tem algumas problemáticas. Houve momentos que eu falei para as páginas: Michael, apenas cale a boca 🥲 e outros momentos que eu queria dizer: Stella, amiga, melhore. As coisas não funcionam desse jeito. Mas faz parte, né? Essa é uma história sobre pessoas e não é porque o casal é perfeito que eles são pessoas perfeitas. Faz parte da experiência de leitura identificar os problemas como algo positivo, afinal, isso demonstra que a gente aprendeu alguma coisa. ❤️

Desde que fui convidada para a primeira temporada do Pod Ler Romance, o podcast da Luly Trigo, minhas leituras ficaram recheadas de amorzinho e saliência. (Inclusive, Lu, amiga, obrigada por me dar Os Números do Amor de presente.) A gente até tem um bordão pra falar de livros com várias pimentas na classificação – se é que você me entende. 🌶️ Se você já leu Os Números do Amor, ouça aqui o episódio com spoilers. 🎧

Gostou do livro? Compre aquiajude o
blog sem pagar nada a mais por isso :)

Beijo e até a próxima!

Postar um comentário

0 Comentários