Releitura: Dias de Abandono, de Elena Ferrante (25%) + dica de música!

Quem acompanha meus stories lá no Instagram sabe que eu estou fazendo a releitura de Dias de Abandono — o livro da Elena Ferrante que mais mexeu comigo de forma dolorosa até hoje. Decidi, de forma bem aleatória, iniciar a releitura nesse final de semana para ter outra perspectiva sobre a história e posso afirmar que estou amando, assim como na primeira vez. Mas, confesso que dessa vez, a leitura está sendo bem mais leve. Então, vamos lá!

1. Logo no início do livro a gente já se depara com Olga, a narradora-protagonista, nos contando que foi abandonada pelo marido. O livro já começa com essa afirmação e a partir desse ponto, ela narra todos os seus comportamentos e pensamentos, dos mais obscenos aos mais egoístas e se expõe de forma nua e crua diante de nossos olhos. Olga é, de longe, uma das personagens mais humanas que conheci. Não a defendo, mas também não a condeno.

2. O fluxo de consciência tem sido a característica de narrativa que mais aprendi a gostar nos últimos tempos e Elena Ferrante utiliza a técnica com maestria. Neste livro, acompanhamos o fluxo de pensamento, ou seja, um tipo de monólogo interior da personagem e isso nos permite enxergar e absorver todas as suas camadas — o que contribui para a construção desse caráter duvidoso que ela apresenta.

3. O tópico que nomeei como "o tripé que perde a terceira perna" é uma metáfora para a situação da personagem. Olga se vê como um tripé e a terceira perna é o marido, Mario, que a abandona. Como um tripé não se sustenta com apenas duas pernas, Olga nos conta todo o seu processo de manter o equilíbrio, as quedas, os deslizes, os tremores... E aqui fica o questionamento: será que ela vai, em algum momento, tomar consciência de que não é um tripé e vai caminhar firmemente com as pernas que possui?

Como vocês podem ver, em apenas 25% o livro já nos apresenta muita coisa e eu não estou economizando nas anotações.

🎶 Abaixo eu deixo uma dica de música que, na minha opinião, combina bastante com a história: Hard Feelings / Loveless, da cantora Lorde. Espero que gostem!


Postar um comentário

0 Comentários