Dicas de clássicos do terror para ler e assistir


Psicose - Robert Bloch: o livro é de 1959 e conta a história de Norman Bates, um homem recluso que administra o Motel Bates e mora com a sua mãe doente, Norma. A adaptação Psycho (1960) de Hitchcock é uma das mais clássicas do terror e do suspense (veja o trailer). Quem aí nunca ouviu a musiquinha da cena do banheiro? Em 2013 o livro foi adaptado para a TV. A série Bates Motel traz Vera Farmiga e Freddie Highmore nos papéis principais.



Fábrica de Vespas - Iain M. Banks: Clássico moderno de 1984, a história gira em torno de um garoto de 16 anos bem incomum. Para lidar com a solidão, o garoto começa a praticar atos de violência. O livro não tem adaptação mas sua história evoca obras como Precisamos falar sobre Kevin e O Senhor das Moscas.



O que terá acontecido a Baby Jane? - Henry Farrell: um dos meus livros favoritos conta a história de difícil convivência entre duas irmãs numa mansão em Hollywood. Ambas, marcadas pelo fracasso e nutrindo um ódio avassalador pela outra. O livro tem uma incrível adaptação de mesmo nome, de 1964, estrelado por Bette Davis e Joan Crawford  que na época também não se davam muito bem fora das câmeras. Em 2017 a série Feud (assista ao trailer) estrelada por Jessica Lange retratou os bastidores da rivalidade entre as duas atrizes.





A Noite dos Mortos-Vivos - John Russo: Baseado no roteiro de George Romero e John Russo para o filme de 1968, aqui temos a história que revolucionou o conceito de zumbis, na época, por ter sido a primeira retratação dessas criaturas como seres que devoram carne humana. O filme em preto e branco é protagonizado por um personagem negro, deixando em evidência a luta e os movimentos sobre as tensões raciais da época. A Noite dos Mortos-Vivos faz uma crítica muito importante ao racismo e para saber um pouco mais sobre isso eu recomendo a leitura de um post que saiu no Blog da Macabra (clique aqui) escrito pela Milena Souza.




Postar um comentário

0 Comentários