Resenha: Justin, uma GN sobre um garoto trans 🏳️‍⚧️


O Dia da Visibilidade Trans foi comemorado no dia 29/01, e em celebração a essa data, recebi da Editora Nemo a graphic novel Justin - que nos conta a história de um garoto trans.

Justine nasceu menina, mas nunca se viu como tal. Embora cercada de vestidos, cabelos longos e bonecas, Justine sempre quis o cabelo curtinho, preferia roupas largas e não tinha interesse nenhum pelas bonecas que ganhava. Justine se sentia diferente da imagem que a família e os amigos tinham dela. Ela não era o que eles enxergavam do lado de fora, na casca.

Precisando lidar com todas as dúvidas, pensamentos e pressões sociais, Justine ainda enfrentava o difícil relacionamento familiar com os pais que não entendiam a situação e ainda sofria bullying na escola. Com o passar do tempo, Justine começou a se questionar: será que ela somente gostava de pessoas do mesmo sexo? Mas porque ela transitava entre uma identidade e outra sem saber a qual pertencia? Foi nessa fase que Justine mais tentou se encaixar, mas era sozinha em seu quarto que ela sentia a solidão de não poder ser quem realmente era.

No entanto, quando Justine finalmente entendeu que era, na verdade, Justin - um menino nascido num corpo de menina - ele partiu numa busca por profissionais de saúde que podiam ajudá-lo no processo de transição. A jornada não foi fácil, uma vez que o preconceito está presente em todas as áreas da sociedade, mas Justin não desistiu. Depois que ele se encontrou, ele não parou por nada!

Justin é uma graphic novel de muita qualidade. Embora tenha traços simples e um enredo não tão aprofundado, eu acredito que a autora passou a mensagem que ela queria, e da forma como ela queria. Gauthier aborda a transexualidade de forma suave, mas sem deixar de evidenciar a dificuldade que é ser diferente numa sociedade que nos padroniza e nos separa em caixinhas com rótulos. No mais, eu recomendo muitíssimo a leitura de Justin, pois a obra - além de informativa - traz uma lição sensível e importante sobre empatia.

Postar um comentário

0 Comentários