Resenha: Garotas de Neve e Vidro, de Melissa Bashardoust


Mina tem um coração de vidro. Esta é a razão pela qual ela nunca chorou, nunca amou e nunca foi amada. Filha de um pai cruel e órfã de mãe, o destino da moça será usar a beleza para casar-se com um rei viúvo, e para isso precisará conquistar o coração da futura afilhada primeiro, Lynet.

"Você vai encontrar algo que seja apenas seu. E, quando encontrar, não deixe que ninguém o tire de você."

A mocinha Lynet, por sua vez, é audaciosa e adora aventuras. Escala as paredes do palácio como ninguém e está sempre buscando fugir do tédio que é a vida de princesa Todavia, seu pai, o rei viúvo, não gosta desse comportamento por acreditar que a filha é (ou tem que ser) delicada e frágil demais. Pois bem, pode não parecer à princípio, mas Mina e Lynet têm muito em comum! Ambas anseiam pelo direito de trilharem seus próprios destinos e compartilham o sonho de, um dia, serem amadas por quem são, e não pelas sombras quem fingem ser.

"Duas garotas de neve e vidro que eram mais do que suas origens, duas rainhas que tinham se juntado para enfrentar o mundo."

Garotas de Neve e Vidro é uma releitura da história da Branca de Neve e da Rainha de Gelo focada na sororidade e na força feminina. Discursos como “se você for amada, será pela sua beleza” e “você é delicada demais para isso” que - infelizmente - ainda repercutem muito nos dias atuais, são muito bem trabalhados no livro, deixando nítida a temática feminista na história. Entretanto, a narrativa se desenvolve lentamente e peca na ausência de descrições, o que me impossibilitou visualizar o cenário e entender (de primeira) onde os personagem estavam, em qual hora do dia as cenas aconteciam e até as características físicas dos personagens (nas roupas, por exemplo) que não me pareciam diferentes e não revelavam nada sobre a personalidade deles. A história é boa mas, na minha opinião, perde pontos no desenvolvimento.

"Tenho viajado pelo Norte há quase um ano, tentando ajudar as pessoas quando posso… E durante esse ano, muitas pessoas me desprezaram ou riram de mim por querer praticar medicina. (...) Eles acham que garotas são muito frágeis para testemunhar qualquer sofrimento, que vou ficar com medo. Acham que estou apenas brincando de ser cirurgiã."

Apesar das ressalvas, Garotas de Neve e Vidro é como se fosse uma pedra preciosa ainda não lapidada e traz uma mensagem importante que vale a pena ser lida. Protagonizada por mulheres fortes e destemidas, a história desconstrói padrões e mostra que nenhuma princesa ou rainha precisa de um príncipe encantado para salvá-las, elas salvam a si mesmas com a força que têm em seus corações.


Postar um comentário

0 Comentários