1. VIAGENS NO TEMPO
Uma das características mais bacanas da ficção científica é a temática viagem no tempo e as consequências que isso traz aos personagens. Em Chronos: Viajantes do Tempo a autora aborda essas viagens de uma forma introdutória (já que é o primeiro livro de uma trilogia), o que não é algo negativo, pois instiga os leitores mais curiosos a saber mais sobre esse universo. É através de um medalhão brilhante, que Kate — nossa protagonista — uma arriscada missão a cumprir lá no passado. Mas será que isso pode atrapalhar ou mudar totalmente o presente?
2. KATHERINE, A VÓ DA PROTAGONISTA
Vamos falar da melhor personagem do livro? Katherine é uma senhora - também viajante do tempo, assim como a neta - forte, decidida e inteligentíssima. Carismática já na primeira aparição, Katherine (mais do que Kate) foi quem conquistou um lugar no meu coração. O mais legal é que a vovó veio lá do futuro (pasmem!) para contar tudo sobre as viagens no tempo à Kate. Vocês conseguem imaginar as aventuras dessa dupla dinâmica?
3. LINHAS TEMPORAIS
É aqui, nesse tópico, que eu espero convencer vocês de verdade a ler Chronos ou, no mínimo, fazer vocês surtarem comigo. Foi aqui, senhoras e senhores, que eu pirei o cabeção! Imagine que você está lendo um livro achando que tudo aquilo se passa no presente. Mas, eis que acontece uma reviravolta e você percebe que as coisas acontecem em mais de uma linha temporal. Você, leitor, acha que um personagem está na mesma linha temporal que você, mas... Rá! Está errado! Tudo se mistura! Não vou negar, confunde um pouco, mas depois tudo se esclarece e você sente que a história finalmente entrou na sua cabeça. É doido, mas é bom! Pode confiar!
4. REFERÊNCIAS HISTÓRICAS
Chronos é um livro com referências históricas que mistura ficção com realidade. Nesse quesito, a autora tem todos os meus aplausos por conseguir descrever detalhes e características tão bem a ponto de me fazer sentir de verdade aquela época. Kate precisa voltar no tempo e impedir um serial killer que mata as pessoas hospedadas em seu hotel — no ano de 1893, quando existiu a primeira roda gigante!
5. SCIFI JOVEM ADULTO
Chronos é uma ficção científica para jovens que funciona muito bem como ponto de partida pra quem tem curiosidade pelo gênero. Também é uma boa dica para quem já curte scifi, desde que leia com a mente aberta sabendo que é um livro YA (young adult).
6. TRÊS MOTIVOS BÔNUS (pois eu não podia deixar de mencionar, né mores)
- A belíssima edição da DarkSide Books em capa dura que é de encher os olhos;
- Viagem no tempo protagonizada por mulher;
- Um livro de ficção científica escrito por mulher.
Sinopse: Na vida, tudo tem uma ordem certa para acontecer: os sapatos devem ser colocados depois das meias, a geleia deve ser passada no pão depois da manteiga — netos nascem depois dos avós. Kate Pierce-Keller nunca havia dado atenção a este último item, até sua avó surgir com revelações e um objeto que podem colocar sua existência em risco. Os eventos da premiada Trilogia Chronos se iniciam quando Kate descobre que sua avó é uma historiadora viajante do tempo — nascida alguns séculos à frente, mas presa ao presente por conta de um acidente — e possui um artefato, um medalhão azul reluzente, que permite realizar saltos temporais para qualquer época e local. Tudo parece um absurdo no início, mas uma leve interferência na linha temporal faz com que os pais de Kate sumam do mapa e ela seja a próxima da lista. Arriscando sua vida, ela aceita a missão de tentar voltar no tempo para evitar um homicídio que é a chave de tudo e colocar as coisas no seu devido lugar. Mas se ela for bem sucedida, a interferência também terá um custo pessoal. Neste primeiro volume, o leitor é transportado para a Exposição Universal de 1893, em Chicago, quando a Roda Gigante foi apresentada pela primeira vez e o serial killer H. H. Holmes dirigia um hotel construído especialmente para receber os visitantes da feira (e sumir com seus corpos). Em meio a tantos fatos históricos e curiosos, Kate precisa agir pontualmente para não estragar nada, e ainda impedir a ascensão de um culto religioso bastante poderoso que ameaça afetar o universo como o conhecemos.
Livro recebido em parceria com a DarkSide Books <3
2 Comentários
Hey!
ResponderExcluirEu já vi um monte de gente falando bem sobre esse livro. Eu curto muito Sci-fi, então já quero ler, haha
Adorei o post, Jess.
Ele é bem legal, Midi! Tô gostando cada vez mais desse universo scifi <3 beijão!
ExcluirSua opinião é muito importante para mim.
Volte sempre!