Prato do dia: Saboroso Cadáver, de Agustina Bazterrica + dica de filmes 🍽️


Esse livro desgraçou minha cabeça de todas as formas
possíveis e na última página eu fiquei desnorteada. 🤯

Em Saboroso Cadáver, de Agustina Bazterrica, você é o que você come — literalmente. Quando um vírus toma conta dos animais tornando a carne deles letal para os humanos, o canibalismo é legalizado na sociedade e a carne humana é chamada de "
carne especial"Daí você me pergunta: Por que as pessoas não aderiram ao veganismo? A resposta está num buraco muito mais embaixo de onde a avareza, a ambição e a maldade humana foram desenterradas. 

"O ser humano é a causa de todos os males deste mundo. Somos nosso próprio vírus."

A história nos apresenta Marcos Tejo, o proprietário de um desses frigoríficos de "carne especial" que é presenteado com uma mulher viva considerada "carne de primeira". A partir daí acompanhamos sua rotina de trabalho entre um corte de carne e outro, suas relações e suas visões de mundo. Marcos é o personagem mais próximo da humanidade que ainda resta nesse universo distópico, mesmo assim, a narrativa não ameniza os fatos nem um pouco: acompanhamos de perto o método brutal de criação de pessoas para o abate e experimentos de laboratório. É preciso ter um estômago forte. 

“Desde que o mundo é mundo nós comemos uns aos outros. Se não for de maneira simbólica, nos fagocitamos literalmente.”

Escrever sobre Saboroso Cadáver foi um desafio para mim desde o ano passado. A leitura foi rápida e o baque veio numa pancada só, mas as palavras sumiram toda vez que eu tentei verbalizar e transcrever tudo o que esse livro me causou. Eu senti enjoo, repulsa, aversão, incômodo, arrepio… um misto de sensações que eu nunca imaginei experimentar ao mesmo tempo. 

“Não entendo por que achamos atraente o sorriso de uma pessoa. Com o sorriso, a gente mostra o esqueleto.”

O livro traz reflexões cruas sobre nossa estrutura social, econômica e política, e nos coloca frente a frente com um espelho que reflete nossa face mais cruel. Saboroso Cadáver é impactante e maravilhoso como uma iguaria preparada com ingredientes selecionados. Eu achava que o pior já tinha acontecido até ler a última página. Fiquei arrasada, devastada e destruída, e justamente por isso recomendo a leitura. Eu não sou mais a mesma depois desse livro

Para complementar a experiência de leitura, indico dois filmes que eu gostei bastante e que conversam com o tema. ⚠️ Um aviso: não assistam comendo.

🎬 FRESH (2022)
Noa está cansada de encontros amorosos mediados por aplicativos. Então, ela se arrisca ao dar seu número de telefone para o charmoso Steve. Enquanto se envolve com o bonitão, ela descobre que ele tem apetites peculiares. Disponível no Star+.



🎬 O MENU (2022)

Um jovem casal visita um restaurante exclusivo em uma ilha remota onde o aclamado chef prepara um delicioso menu e algumas surpresas chocantes. Disponível no Star+.


Postar um comentário

0 Comentários