Resenha: Tipos Incomuns (Algumas Histórias), de Tom Hanks


Ele é ator, produtor, roteirista, diretor e, agora, também é escritor. Tom Hanks é um cara de muito talento. Não há como negar. Tipos Incomuns é sua primeira obra de ficção, uma coletânea que reúne histórias divertidas, tocantes e inspiradoras que levaram o livro a ficar sete semanas na lista dos mais vendidos do New York Times.

“Sim, eu tinha uma namorada. Uma namorada transforma um homem desde os sapatos que ele usa para praticar exercícios até o corte de cabelo. (...) Enganado pela adrenalina do romance, corri mais longe do que o meu corpo podia suportar.”

Composto por 17 histórias protagonizadas por pessoas comuns, o livro tem uma aura diferente que instiga a curiosidade. A abordagem sobre as condições humanas, tais como nossas peculiaridades e defeitos, para mim, foi o ponto forte do livro. Aqui conheci histórias como a de um rapaz que muda toda a sua rotina para agradar a nova namorada; de um affair entre dois amigos; de um jogador de boliche que desafia a lógica e vence várias jogadas; de uma mulher que se adapta à nossa vizinhança logo após o divórcio e muitas outras que seguem a linha comum do cotidiano... 

Embora nem todos os contos sigam o mesmo padrão (e aqui quero dizer que algumas são bem descritivas, outras seguem sendo mais objetivas) o conjunto final da obra é muito positivo. Tipos Incomuns não é linear, tem altos e baixos, de alguns contos eu gostei, outros nem tanto; mas o livro cumpre bem seu papel e está na lista de "minhas boas leituras". Afinal, nem toda história precisa ser fascinante para ser uma boa história.

“Um olhar de volta à sombra do eucalipto mostrou a mulher de longos cabelos pretos inclinada para a frente, a boca aberta, a cabeça inclinada na linguagem corporal universalmente conhecida do prelúdio de um beijo desejado.”

A edição segue o padrão já conhecido da Editora Arqueiro, diagramação simples e muito agradável para ler. A capa não poderia ser diferente, gostei tanto que dá vontade de apertar os dedos nas teclas falsas. Outro ponto positivo que acho válido ressaltar são as imagens de máquinas de escrever que antecedem cada conto. Tom Hanks coleciona máquinas de escrever. ❤️

Postar um comentário

0 Comentários