Resenha: A Promessa, de Harlan Coben


Se tem uma coisa que eu aprendi com Harlan Coben foi: Prefira sempre a verdade, por pior que ela seja.

E é em busca da verdade que o detetive Myron Bolitar se vê diante de um dos maiores problemas que já enfrentou: durante uma festa, ele ouve a conversa de duas adolescentes no porão. O assunto varia entre carros, amantes e bebidas. Preocupado, Myron invade a cena e faz as duas prometerem que se um dia precisarem de ajuda - qualquer dia, qualquer hora - liguem para ele.

Dias depois, uma delas liga.
Minutos depois, Myron a ajuda.

A garota pede que ele não conte aos pais dela (amigos de Myron), caso contrário, ela jamais confiaria nele novamente.

"Não se meta onde não deve. Você não é o Batman e Win não é uma versão psicótica do Robin."


No dia seguinte, a garota está desaparecida. E o registro de ligações aponta que Myron foi o último a vê-la e a falar com ela. OU SEJA, Myron Bolitar está numa enrascada! E provar sua inocência não será fácil, mas o que Myron quer de verdade é encontrar a garota e devolvê-la sã e salva para os pais. Ele faz uma promessa. Mas não tem certeza se pode cumprir.

" - Não. Nós salvamos quem podemos. Salvamos quem está com problemas. Salvamos quem pede e precisa de nossa ajuda. Repito: nós não salvamos quem faz escolhas com as quais não concordamos. Escolhas ruins fazem parte da vida."

Livro #8 da série Myron Bolitar, A Promessa vai além do thriller policial e tem uma pegada fortíssima de drama familiar. Abordando abusos e machismo, Harlan Coben cria personagens secundários tão importantes quanto o protagonista e traz à tona comportamentos da natureza humana que todos nós fazemos questão de esconder. Mas que estão lá o tempo todo.

"Você se apaixona por um homem porque ele é tudo que seu pai não é. É forte, durão e você gosta disso. Ele a tira do chão. Você nem percebe quando ele domina a sua vida, como você começa a se tornar uma mera extensão dele, em vez de uma entidade separada ou, como você sonha, uma entidade maior: dois se tornando um no amor, como num romance. Você sede em coisas pequenas, depois em coisas grandes, depois em tudo. Seu riso começa a silenciar antes de desaparecer por completo. Seu sorriso diminui até virar uma pequena imitação da alegria, algo que você aplica como rímel."

Eu recomendo muitíssimo a leitura de A Promessa. O ritmo é menos acelerado em comparação a outros livros do autor, mas a maestria de Harlan Coben está presente em todas as suas obras. Vale muito a pena conferir!


Postar um comentário

1 Comentários

  1. Olá!
    Nunca li nada desse autor, mas a cada resenha que leio acabo sentindo mais vontade. As histórias parecem ser muito misteriosas e achei bem interessante :)
    Adorei a resenha, beijos!

    Books & Impressions

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim.
Volte sempre!