Minhas frases preferidas de Clarice Lispector ❤️


  • "...que minha solidão me sirva de companhia
    que eu tenha a coragem de me enfrentar.
    que eu saiba ficar com o nada
    e mesmo assim me sentir
    como se estivesse plena de tudo."

  • "Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença. Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida."

  • "E se me achar esquisita,
    respeite também.
    até eu fui obrigada a me respeitar."

  • "Porque eu fazia do amor um cálculo matemático errado: pensava que, somando as compreensões, eu amava. Não sabia que, somando as incompreensões é que se ama verdadeiramente." 

  • "Mas tenho medo do que é novo e tenho medo de viver o que não entendo – quero sempre ter a garantia de pelo menos estar pensando que entendo, não sei me entregar à desorientação."

  • "Amar os outros é a única salvação individual que conheço: ninguém estará perdido se der amor e às vezes receber amor em troca."

  • "É difícil perder-se. É tão difícil que provavelmente arrumarei depressa um modo de me achar, mesmo que achar-me seja de novo a mentira de que vivo."

  • "O medo sempre me guiou para o que eu quero. E porque eu quero, temo. Muitas vezes foi o medo que me tomou pela mão e me levou. O medo me leva ao perigo. E tudo o que eu amo é arriscado."

  • "Sou apego pelo que vale a pena e desapego pelo que não quer valer. Acho que devemos fazer coisa proibida – senão sufocamos. Mas sem sentimento de culpa e sim como aviso de que somos livres. Te­nho que ter paciência para não me perder dentro de mim: vivo me perdendo de vista. Preciso de paciência porque sou vários caminhos, inclusive o fatal beco-sem-saída."

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Não vou mentir, nunca li um livro da Clarice. Conheço apenas algumas frases, mas uma delas me marcou pra vida: "Não procure alguém que te complete. Complete a si mesmo e procure alguém que te transborde". Nunca esquecerei. Amei o post, e pretendo conhecer mais da Clarice.

    BEIIIJO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa frase é mesmo linda! Espero que goste muito da escrita dela, Midi. Bjs <3

      Excluir

Sua opinião é muito importante para mim.
Volte sempre!