Eu gosto de ler desde sempre mas não é desde sempre que eu tenho livros. Meu despertar para a literatura veio em livros de escola, livros emprestados, livros da biblioteca... Eu só consegui ter um armário (não podemos nem chamar de estante) para guardar meus livros há mais ou menos dois anos e antes disso eu os guardava em caixas de papelão e nas gavetas do guarda-roupa. Só que os livros foram aumentando, as pilhas foram crescendo e eu senti a necessidade (urgente) de ter um espaço só pra eles no meu cantinho.
Até aí tudo bem, mas existe um problema enorme chamado comprar mais livros do que consigo ler e daí surge outro dilema: onde enfiá-los? Eu confesso pra vocês que tenho uma vontade enorme de montar uma biblioteca particular na minha casinha, sabe? Com estantes e mais estantes, prateleiras de livros... No entanto, esse sonho vai precisar esperar. Enquanto isso, eu vou ficar sofrendo e tentando fazer milagre para arranjar espaço e guardar tudo por aqui. No meio desse caos, uma coisa que ajuda bastante é desapegar de alguns livros, e, gente, como isso me fez bem!
Sabe aqueles livros que já estão sujos, gastos, amarelados e que lá no fundo a gente sabe que não vai reler? Ou então aqueles livros novinhos que já lemos e não gostamos? Pois é! Dessa vez peguei todos eles, coloquei numa caixa e desapeguei. Presenteei algumas pessoas, outros eu troquei no Skoob e em sebos... Alguns até deram para vender, e, vejam só, que maravilha, apareceu um espacinho.
Daí, o que foi que eu fiz com o dinheiro? Comprei sorvete! \o/
Enfim, pessoal. O que eu quero dizer com tudo isso e com essa experiência é que vale a pena desapegar daquilo que só ocupa espaço, mesmo que sejam livros (e tá tudo bem, eles não são imaculados). É claro que tem alguns que são impossíveis de desapegar e não são deles que eu estou falando. Por exemplo, A Saga Crepúsculo que eu tenho aqui foi uma presente da minha avó e eu não tenho coragem de me desfazer deles, por mais que eu tenha preguiça de reler. Entenderam? (P.S.: A Jessica do futuro vai me agradecer horrores por nunca ter desapegado de Twilight, certeza).
Hoje posso dizer que meu armário de livros está mais light e que eu adoro ficar olhando pra ele. Acontece que existe também um outro fator que contribuiu com tudo isso: acho que é maturidade. E não estou falando de maturidade literária até mesmo porque acho esse termo uma bobagem. Eu me refiro a maturidade como pessoa. A gente precisa desapegar de algumas coisas de vez em quando. No meu caso o desapego foi com alguns livros e me senti renovada, mas na vida, o desapego — a depender do que — é algo necessário e que nos renova. Quando saí de casa com meus livros do desapego na caixa, eu pensei: "eles fizeram parte da minha história, agora chegou a vez deles fazerem parte da história de outras pessoas".
Nota1: Não vendo livros recebidos de editoras e autores parceiros. Alguns desses eu doei, outros eu troquei. Os livros que eu vendi foram somente os que comprei. Vender livros de parceria é mancada. Bad vibe total.
Nota2: Não estou dizendo que quem não consegue desapegar dos livros não tem maturidade, hein? Pelo amor de Deus! Estou falando única e exclusivamente da minha experiência que pode ou não ser válida para outras pessoas.
7 Comentários
Hey!!
ResponderExcluirMulher, eu me desapego de vez em quando... Eu faço algumas trocas em sebos - mas não tá valendo a pena. A pessoa dá dois livros pra trocar por um, que sacanagem! -, alguns que ganho em sorteio e já tenho ou não quero ler, sorteio no blog... E assim por diante. Acho importante ter na estante os livros que você gosta. Independente de querer relê-los, ou não. Se for um livro especial, eu não troco, nem vendo, nem nada! Hahaha.
Beijos,
http://tordodemorango.blogspot.com.br/
Concordo 100%, Midi <3
ExcluirEu vivo esse dilema. Minha casa é pequena, minha estante também, e eu me vi sem espaço pra novos livros... Também entrei no desapego: doei uns, troquei outros. Mas tem uma coisa mágica que ajuda na hora da falta de espaço chamada Kindle! Agora só compro edições especiais pra estante. Os outros, leio em ebook. Muito prático!
ResponderExcluirAbraços!
Ale, do #DoQueEuLeio.
Oi, Alê! Eu quero muito um Kindle, mas não tô podendo comprar ainda :/ qnd eu tiver podendo, aí sim! Só edições especiais mesmo na estante ;)
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
Excluir"Montar uma biblioteca em casa"
ResponderExcluirMe vi em vc agora l...
Oi Jéssica,
ResponderExcluirTodo leitor passa por esse momento e é desespero total. A saída que eu encontrei também foi fazer um limpa, coisa que eu faço constantemente. Principalmente trocou ou doou, ainda mais que aqui e Brasília tem mini bibliotecas nos pontos de ônibus.
O segredo é sempre rodar a estante para não guardar por muito tempo aqueles que você sabe que não vai ler, ou não quer mais.
Bjs, @dnisin
www.sejacult.com.br
Sua opinião é muito importante para mim.
Volte sempre!