Curiosidades sobre Sexta-Feira 13 [1980] 🔪📺


EI, O QUE É ISSO ATRÁS DE VOCÊ?

Haha, brincadeira! Hoje eu venho trazer algumas curiosidades sobre um dos maiores clássicos do terror, o filme Sexta Feira 13 que estreou em 1980. Uma das coisas mais legais que fiquei sabendo é que vai ter filme novo da franquia! Em Junho de 2015 foi confirmado que o roteiro já estava pronto e o lançamento está previsto para 2017! O conteúdo que vocês lerão aqui, chegou ao meu conhecimento através do livro Sexta-Feira 13 [Arquivos de Crystal Lake] da editora DarkSide Books. O livro vai contar todo o processo dos bastidores do filme, tais como suas referências, inspirações e inovações, e vai incluir também depoimentos de atores, produtores e maquiadores.


Vamos para as curiosidades? 
Contém imagens fortes, não veja depois de almoçar, haha.

- O sucesso de Sexta-Feira 13 (1980) é resultado, principalmente, dos efeitos especiais e das cenas sangrentas e extremamente chocantes, como cenas de decapitação, por exemplo, que antes nunca haviam sido feitas.


- O filme foi um dos primeiros trabalhos do ator Kevin Bacon. A morte de seu personagem é uma das mais sangrentas.


- A trama foi uma variação da premissa de Agatha Christie no livro E Não Sobrou Nenhum, onde um grupo de pessoas presas num lugar isolado são mortas uma a uma. 


- Jason era para se chamar Josh, mas o roteirista Victor Miller mudou. Ainda bem, né, gente? Jason tem muito mais impacto do que Josh.


- Todas as cabeças falsas de látex usadas nas mortes dos adolescentes foram assadas em fornos de pizza.


- O filme teve um gasto de 500 mil dólares e arrecadou 59 milhões!

- O assassino original da franquia é a mãe de Jason. Pamela Voorhees decidiu vingar a morte do filho que, anos atrás, morreu afogado no lago do acampamento por descuido dos monitores.


"Quando o assassino é mostrado e revela ser uma mulher de meia idade, isso representa um contraste gritante à típica identidade masculina presente em quase todos os filmes de terror." (Sexta-Feira 13 Arquivos de Crystal Lake)

- A temática da mãe de Jason – uma senhora de meia idade – ser a grande vilã da história é uma inspiração no clássico Psicose, de Robert Bloch.


- A atriz Betsy Palmer que interpretou a mãe de Jason não estava nada afim de fazer o filme. Ela declarou que se não estivesse precisando de dinheiro, não se submeteria ao papel.

O filme foi gravado no acampamento Nobebosco, em Nova Jersey. A gravação durou 28 dias.


O filme estreou numa sexta-feira, em 13 de junho em 1980.

- A população de Crystal Lake não ficou nada feliz com o sucesso do filme, inclusive quiseram proibir o lançamento de um dos filmes porque as pessoas estavam com medo de frequentar o lugar. 

 

- O filme é proibido na Finlândia.

- A máscara de Jason só foi usada no terceiro filme e, à princípio, seria uma máscara de jogador de baseboll, mas a de hóquei acabou saindo mais barato.


"Sexta-Feira 13 revolucionou o gênero dos filmes de terror e o mundo do cinema independente. Ele trouxe o explotation para o grande mercado e popularizou os filmes do gênero slasher. Redefiniu a forma como Hollywood funcionava. Consolidou o nome Sexta-Feira 13 na cultura pop." (Sexta-Feira 13: Arquivos de Crystal Lake)


E se você acha que já sabe tudo sobre Sexta-Feira 13 e o ícone Jason Voorhees, eu venho dizer que talvez você esteja enganado. O livro traz muito mais informações do que eu imaginava. Amantes do terror e fãs de cinema têm a obrigação de ter esse livro em casa.


Postar um comentário

3 Comentários

  1. Livro ótimo! Para quem gosta de filmes de terror, traz informações desde a elaboração do roteiro, efeitos especiais até os desafios. Dá até vontade de rever os filmes, após ler.
    Abraços
    Blog do Ben Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Post MARAVILHOSO! Amei essas informações e já está na minha meta de leituras!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim.
Volte sempre!