Resenha: Acorda pra vida, Chloe Brown - Talia Hibbert


"O romance nos mostra quem é digno de amor, então, toda vez que escrevemos personagens marginalizados que vivem felizes para sempre, estamos reescrevendo a narrativa dominante sobre quem merece cuidado, bondade e afeto. Quero que os leitores se vejam sendo adorados." – Talia Hibbert

Que maravilha encontrar tanta representatividade nesse livro! Chloe Brown, a nossa protagonista, é uma mulher negra, gorda e que tem fibromialgia – uma condição crônica que afeta a musculatura e causa muitas dores no corpo. Uma coisa interessante e super relevante para a história é que a Talia Hibbert, a autora do livro, também tem dor crônica. Eu vi numa entrevista que ela deu à TodaTeen que, por ela conviver com essa condição, ela via nessa realidade um potencial cômico até então inexplorado e a Chloe Brown nasceu justamente daí. Ainda nessa entrevista, a Talia disse a frase que começa essa resenha e, claro, tocou o meu coração. ❤️

“Era uma vez uma mulher chamada Chloe Brown, e ela morreu. Ou quase.”

Depois de quase ser atingida por um carro em alta velocidade, Chloe Brown se deu conta de que seu obituário seria entediante. Para mudar essa situação, ela decidiu montar uma lista de atividades necessárias para "acordar para a vida". Mas é claro que esse processo de mudança demanda coragem e é muito melhor quando se tem companhia – mesmo que seja a contragosto no início. Com vocês, Red Morgan: artista, motoqueiro, tatuado e com um sex appeal de galã de Hollywood. Obrigada, Talia Hibbert pela criação desse personagem tão maravilhoso. Quando um acordo leva Chloe e Red a se aproximarem, eles percebem que suas primeiras impressões um do outro estavam erradas. E que, mesmo com traumas do passado e receios quanto ao futuro, o amor sempre pode nos surpreender.

"A sobrecarga física levava à dor e a uma exaustão de entorpecer a mente. O que levava a remédios e insônia. O que levava a comprimidos para dormir e confusão mental. O que, resumindo, levava a sofrimento."


Acorda pra Vida, Chloe Brown traz um enemies to lovers muito delicinha que ganha nosso coração já nas primeiras páginas. Red pensa que a Chloe não gosta dele por ela ter vindo de um berço de ouro. Por outro lado, Chloe pensa que o Red é a personificação de tudo aquilo que ela (acha que) não consegue ser: confiante, à vontade consigo mesma… Ele a faz lembrar das pessoas que a abandonaram. No entanto, essa relação de inimizade só se sustenta até o momento em que eles se permitem conhecer um ao outro e aí tudo fica lindo e maravilhoso. Inclusive, ele vira o maior apoiador e incentivador da lista dela. É tão gostoso acompanhar!


“Se a ideia dessa lista é te deixar mais corajosa, você vai ser a porra da Mulher Maravilha quando tivermos terminado.”

Um livro de romance me ganha muito quando eu consigo gostar dos dois personagens principais da mesma forma. Eu torci não só pelo casal, mas por eles dois individualmente. Além disso, a família da Chloe Brown é um sucesso também, as irmãs dela são icônicas! Esse livro foi meu primeiro contato com a escrita da Talia Hibbert e eu já adicionei outros livros dela na minha wishlist.

Acorda pra Vida, Chloe Brown me fez acordar pra vida também e entrou para a minha listinha de melhores leituras do ano. Não achei clichê, achei essencial, fofo, inspirador, engraçado, real e inesquecível. Tem uma frase dele que eu vou levar comigo pra sempre: "O amor nunca é seguro, mas com certeza vale a pena."

Para saber a minha opinião com spoilers, ouça agora o episódio do Pod Ler Romance, o podcast da Luly Trigo, onde nós falamos sobre essa preciosidade de livro!

Gostou do livro? Compre aqui e ajude blog sem pagar nada a mais por isso :)

Considere fazer parte do Clube da Jess e ganhe brindes
exclusivosClique aqui e saiba mais. Espero você! 💗

Postar um comentário

0 Comentários