O Feitiço dos Espinhos: uma fantasia que vai ganhar seu coração!


Quem não amaria viver em um universo onde os livros estão vivos?

“OFFICIUM ADUSQUE MORTEM...
Dever até a Morte...”


Olá, pessoal. Aqui estou novamente para enaltecer um livro que adorei e trazer uma dose de fantasia literária para a vida de vocês. E para alegria de muitos, dessa vez a minha indicação de leitura é de um livro único de fantasia.

O Feitiço dos Espinhos, da autora norte-americana Margaret Rogerson, foi o primeiro livro publicado pela editora Literalize, e se tornou um verdadeiro tomo cobiçados pela comunidade bookstan, desde o seu lançamento.

E preciso dizer, o frisson vale a pena, ele é um dos mais lindo da minha estante, e tem uma história que ganhou meu coração. E para os padrões de livros de fantasia ele até que é curtinho. Cerca de 500 páginas. E entrega muita emoção, diversão e magia.


Para contextualizar, vamos falar brevemente sobre Austermeer: o reino de Austermeer, é onde se passa a trama, temos um mundo padrão fantástico, uma linha do tempo medieval, mas mesclada com alguns avanços, afinal, tem magia neste mundo, qualquer pessoa pode ser um catedrático (um estudioso, porém, não tendo acesso a magia pessoalmente, apenas por artefatos, livros, etc) ou feiticeiro, basta dedicação ou um pacto com uma entidade "demoníaca".

Então podem imaginar que todos usam magia, não é mesmo?  É claro que não, como toda sociedade, nem todos tem acesso a magia diretamente, e existe inclusive uma certa parcela das pessoas, que a consideram maligna. O que não impede de famílias ligadas a séculos a entidades, não tenham seu destaque e influencia.

Outro ponto importantíssimo nesse mundo, é que os livros, bom... Alguns deles estão vivos, e podem ser incríveis ou terríveis. Um fato que nos leva diretamente à trama.

Existem Grandes Bibliotecas em Austermeer, onde bibliotecários dedicam suas vidas a protegerem o conhecimento arcano da população em geral, e por que não dizermos... Proteger a todos de certos livros.

"...Pois as bibliotecas não continham livros comuns. Eram conhecimento vivo. Sabedoria com voz. Cantavam quando a luz das estrelas entrava pelas janelas. Sentiam dor e tristeza. Às vezes eram sinistros e grotescos... mas o mundo lá fora também. Isso não diminuía o valor de lutar pelo mundo porque, onde havia escuridão, havia também muita luz."


É em uma dessas bibliotecas que vive nossa incrível protagonista: Elizabeth Scrivener, uma jovem que foi abandonada em uma das bibliotecas, e acolhida e protegida pela guardiã diretora de lá. Ela cresceu totalmente separada do restante da sociedade, então todo seu conhecimento vem das amizades que fez com outras acolitas, das bibliotecárias e dos livros. O sonho dela é ser uma guardiã, ela fez o treinamento, mas ainda não fez o juramento.

E parece que não vai ser tão simples assim, logo no início, somos levados a testemunhar, uma tragédia, em uma noite que poderia simplesmente traumatizar Elizabeth, seus sonhos são praticamente destruídos, e agora ela está presa, e a caminho de ser levada para um julgamento de um crime que ela não fez.

Que é quando surge na trama Nathaniel Thorn e seu fiel servo Silas, não vou nem enrolar para dizer que amo esses dois, Nathaniel, é tem um humor tão peculiar e mal humorado, e pessimista, que não consigo deixar de me divertir horrores com ele, e Silas... bom, não posso falar muito sobre os motivos de eu o adorar, além dele ser incrível!


 nclusive, o elo de amizade entre esses três é um ponto altíssimo da trama, pois, é forjado aos poucos e muito delicioso de se ler. Os três tem todo meu amor, e é isso! Voltando a trama...

Nathaniel, é responsável por escoltar Elizabeth, para que ela tenha a chance de um julgamento e provar que não é a culpada pelas atrocidades que andam acontecendo em várias Grandes Bibliotecas, e de forma reticente, é tragado por Elizabeth, para a investigação dela.

“— Desculpa, [...] Não sei o que me deu. Claro, me juntarei ao seu ato perigosíssimo de heroísmo com prazer, Scrivener. É só pedir.”

Então como podem perceber, é uma trama de fantasia repleta de ação, temos uma misteriosa conspiração por trás dos trágicos acontecimentos, temos ainda algumas subtramas, o próprio Nathaniel por si só, também tem seus segredos e objetivos em mente, e tudo isso se mescla a busca pela verdade que Elizabeth está disposta a realizar a qualquer custo.

E ela, apesar de ingênua em muita coisa, não é uma protagonista idiota, ou que fica esperando a salvarem, ela é inteligente, meio cega em uns momentos, (mas vou passar um pano para ela, coitada... que experiência de vida essa menina teve?) muito otimista, e leal!

“... acreditei ter sido explícito hoje cedo. Não vou te ajudar a morrer.
— Só quero uns livros emprestados.
— Esse impulso suspeito e repentino tem nada a ver com...”

Percebam que não falei praticamente nada do livro, porque como uma fantasia de livro único, muita coisa acontece rapidamente, e ler sem saber muitos detalhes, pode trazer grandes surpresas durante a leitura.

Adorei a criação das personalidades dos personagens, de como eles se relacionam um com o outro, Nathaniel e Elizabeth são uma dupla perfeita, e a trama em si me agradou muito.

Não gostei do "vilão", pois achei ele um pouco sem motivação decente, mas isso não diminuiu o quão a leitura foi agradável.


Terminei o livro, querendo mais algumas páginas? SIM. Porém, não porque encerrou mal, e sim, porque o universo fantástico do livro tem muito potencial, e muita coisa não foi explorada, e após os últimos capitulo, você simplesmente quer mais. Mais dos protagonistas, mais do universo em si. 

Então, espero que os murmúrios sejam verdadeiros, e tenhamos mais livros neste universo. Contudo, ainda é um livro que indico demais. É belíssimo. Capa dura, com uma linda diagramação, definitivamente de encher os olhos de amor.

“— A vida dela é diferente de qualquer outra que já conheci. Mesmo marcada por sombra, queima com tanto vigor que poderia me cegar.”

Espero que tenham gostado da minha indicação de fantasia de hoje em breve volto com um lançamento... Spoiler: tem Lobos, no título desse novo livro! Até mais.

Gostou do livro? Compre aqui e ajude blog sem pagar nada a mais por isso :)

Considere fazer parte do Clube da Jess e ganhe brindes
exclusivosClique aqui e saiba mais. Espero você! 💗

Postar um comentário

0 Comentários