Uma linda lição de "Coragem" na graphic novel de Raina Telgemeier


Eu nunca havia pensado antes no conceito de “ter coragem”. Nunca me achei uma pessoa corajosa... no máximo eu me colocaria na caixinha de pessoas que fazem as coisas morrendo de medo (mas fazem). E, pensando bem, isso não é ter coragem?

A graphic novel de Raina Telgemeier foi uma leitura que mexeu muito comigo, me ensinou algumas coisas e me fez voltar os olhos para uma parte de mim que eu ignorava: a gaveta dos meus medos. A gente tem a mania de achar que corajoso é quem não demonstra medo, quando, na verdade, é preciso muita coragem para abrir nosso coração e expor nossas inseguranças. Quem nunca se fechou (mesmo que só um pouquinho) por não querer demonstrar fragilidade?

O medo, às vezes, parece um bicho-papão escondido no armário. Basta uma simples lembrança, uma palavra, um pensamento e o gatilho faz o monstro aparecer, né? E a gente, que nem criança, escolhe fechar os olhos e cobrir a cabeça com o cobertor na esperança de que ele vá embora. O tempo passa e ele vai. Mas ele volta. E continua voltando até que tenhamos coragem suficiente para enfrenta-lo e expulsa-lo. E tá tudo bem não conseguir fazer isso sozinho. Tá tudo bem pedir ajuda. Isso não nos torna menos corajosos, pelo contrário. É preciso coragem para reconhecer nossas limitações.


“Coragem” é uma história que eu vou levar para sempre no meu coração, pois me vi na protagonista e nas pessoas ao redor dela. Com pouquíssimas páginas mas com uma mensagem profunda de autoconhecimento, essa graphic nível me ensinou um pouco mais sobre a vida e que — apesar de nem sempre ser fácil, principalmente quando se tem transtornos psicológicos — viver vale a pena.

“Coragem” é uma GN de Raina Telgemeier, publicada pela Editora Intrínseca e traduzida por Giu Alonso.



Postar um comentário

0 Comentários