A casa é dos espíritos, mas tem de tudo! Seja bem-vinde.


Bem-vindo à casa dos espíritos e também ao livro de fantasia que eu
pensava que era terror mais doido que já li na minha vida (no bom sentido!).

Elogiado por Andrew Pyper (autor de O Demonologista), Bem-Vindo à Casa dos Espíritos conta a história de Andrew Ranulf, um bruxo que prefere ser chamado de mago que vive uma casa protegida por magia e está longe do vício em bebida há dez anos. Ele vive "tranquilo" e isolado, "desfrutando" de uma maldição que o impede de se relacionar com alguém, até que Baba Yaga resolve aparecer e tirar de vez o sossego do moço!

Baba Yaga, pra quem não sabe, é um ser sobrenatural da mitologia russa; mais precisamente é uma mulher malvada, assustadora e deformada que vive na floresta e tem o costume de caçar homens ruins. A lenda da velhinha do mal aparece em várias histórias do folclore russo e veio com sua vassoura e caldeirão voar na mente de Christopher Buehlman em Bem-Vindo à Casa dos Espíritos.

Além da Baba Yaga, no livro a gente encontra bruxas que agem on-line, magos, sereias, demônios, espíritos e gente morta. Não vou negar que muitas partes ficaram confusas na minha cabeça, talvez pela quantidade de personagens diferentes e seus nomes difíceis de pronunciar ou talvez pela narrativa que, às vezes, fazia cada capítulo parecer uma história individual. Sobre os personagens, gostei bastante das mulheres, Anneke e  Rhada (a bruxa fodona das internets!). Curti bastante da construção de ambas e ficava curiosa sempre que elas apareciam. Já o Andrew não é lá muito carismático, mas a forma como ele pensa (e diz o que pensa!) é hilária.

Eu gostei do livro pela temática inovadora e por despertar meu interesse em conhecer a mitologia russa e suas histórias de terror, mas não amei. A escrita do autor não me agradou tanto quanto eu gostaria, porém, pra quem gosta de encarar histórias diferentonas ou deseja sair da zona de conforto, eu recomendo a leitura.

Sejam bem vindos à casa dos espíritos mas não cheguem muito perto do lago, a não ser que vocês gostem de sereias.


Livro cedido ao blog em parceria com a DarkSide Books.

Postar um comentário

0 Comentários