Finalmente eu li Horror em Amityville, de Jay Anson!


Finalmente eu li, mas o título desse post também poderia ser algo do tipo "finalmente retomei a leitura de um livro que me fez tremer na base quando eu era adolescente", fim. A história por trás desse post é justamente essa e se eu sucumbisse à necessidade (quase obsessiva) que eu tenho de ser breve em tudo que faço, digo e escrevo eu terminaria esse post aqui mesmo. Mas, not today, satan.

Horror em Amityville foi um dos livros que peguei pra ler na adolescência quando eu tava descobrindo os livros terror (até então eu só ligava pra os filmes) e fiquei surpresa porque logo nas primeiras páginas eu já olhava com medo para os lados. Foi estranho porque eu já havia assistido algumas adaptações do livro (bem de boa, suavão) mas no livro eu não conseguia passar da página 14. Que foi que eu fiz? Larguei. E jurei em nome de todos os santos que eu passaria longe de tudo que tivesse a ver com a maldição de Amityville. 

Mas aí, né, sabe como é. A gente cresce a vergonha na cara desaparece (graças a Deus). Depois de uma experiência satisfatória com outra leitura abandonada (depois farei um post sobre isso, mas já adianto que é O Cemitério do Stephen King), baixei o e-book de Horror em Amityville e me desafiei a ler em um único dia. Pois num é que eu consegui? À principio, hesitei. Mas depois que passei da tão temida página 14, foi mais tranquilo do que eu imaginava.

O conhecimento de mundo que eu tenho hoje e depois de já ter lido outras histórias e assistido outros filmes, acabei anestesiada pra muita coisa e desenvolvendo um olhar mais crítico e aguçado. Amityvile não é um livro tão bem escrito assim, tampouco descreve os fatos de forma muito crível e em algumas passagens passou um tom bem sensacionalista, ENTRETANTO é um livro que pode assustar, assombrar e ficar na mente do leitor menos acostumado ao gênero. A inserção de um porco no meio da história trouxe um tom bizarro ao enredo, o que tirou um pouco do foco do assustador e me fez questionar várias vezes de onde o Jay Anson tirou a ideia de colocar o bicho ali. Vai saber. O livro menciona (tantas vezes que perdi a conta) que a história é real, mas foram tantas as repetições que ficou uma pulguinha trás da orelha, sacomé né? Mas isso não é o que vai ser discutido aqui, afinal, vai que é verdade mesmo e esse porco do demônio resolve aparecer? Não tá mais aqui quem  falou. Então vamos ao que interessa e descrever sobre o quê se trata a história:

A casa localizada no número 112 da Ocean Avenue em Amityville foi cenário de um crime bárbaro na noite de 13 de Dezembro de 1974. Por volta da meia noite, Ronald DeFeo Jr. assassinou toda a sua família, pai, mãe e irmãos com tiros de carabina e, segundo os vizinhos, nenhum barulho foi ouvido. Ronald foi preso e alegava ter cometido o crime porque "as vozes mandaram". Com a história macabra envolvendo a casa, o valor de compra caiu e foi comprada por George e Kathleen Lutz, um casal com três filhos e um cachorro.
“A história trágica do número 112 da Ocean Avenue não fazia diferença para George, Kathy ou para os três filhos do casal: aquela continuava sendo a casa de seus sonhos.”
Toda a trama se desenvolve a partir daí com coisas estranhas e assustadoras acontecendo na casa, as crianças viam coisas,  Kathleen sentia presenças, o cachorro latia de madrugada e George passou a se comportar cada vez mais estranho, abandonando hábitos de higiene e ficando cada vez mais parecido com Ronald DeFeo. Vinte e oito dias depois, a família Lutz abandonou a casa deixando para trás todos os seus pertences, sem nunca retornar para buscar. Saber qual foi a gota d'água que levou a família a finalmente acreditar no macabro, foi o que me instigou a ler até o fim. Devorei o livro e recomendo, mas adianto que a experiência de leitura vai depender muito se você acreditar ou não que a história foi real.

NOTA DO LIVRO: 3,0/5 | SKOOB | COMPRE AQUI


A sinopse e a edição abaixo (também a dos links acima) são da nova edição de Amityville em capa dura pela DarkSide Books:

Sinopse: Depois de passar algumas décadas fechada, a propriedade no número 112 da Ocean Avenue no subúrbio de Nova York finalmente abre as portas para os leitores da DarkSide® Books. Cercada pela natureza, com janelas amplas e uma sacada espaçosa, ela poderia ser uma casa de bairro tranquila como todas as outras, não fosse seu passado devastador e sangrento. Em 1975, George e Kathleen Lutz resolveram recomeçar a vida em uma nova residência que compraram por uma pechincha. Vinte e oito dias depois, os cinco membros da família fugiram aterrorizados, deixando a maior parte de seus pertences para trás. Estranhos eventos começaram a acontecer, afetando a vida dos Lutz e indicando que uma presença maligna habitava a casa. Embora tenha sido amplamente divulgada pela mídia, em especial nos jornais e nas revistas da época, muitas vezes de maneira sensacionalista, a história da casa nunca havia sido contada com riqueza de detalhes — até Jay Anson decidir reconstruí-la e transformar seu livro de não-ficção em um dos relatos paranormais mais importantes e conhecidos de todos os tempos. Baseado nas experiências sobrenaturais reportadas pelos Lutz durante o mês de dezembro de 1975 e o começo de janeiro de 1976, Amityville é um dos livros mais aguardados pelos leitores da Caveirinha. Por isso mesmo, muito mais do que dar apenas aquela demão de tinta, a DarkSide® Books vai fazer uma reforma completa na casa, apresentando a sombria construção em detalhes, do quarto secreto no porão às verdadeiras manchas nas portas e nas paredes escondidas pelas tintas do tempo — tudo exatamente como aconteceu, com todos as entidades e vozes que habitaram o sótão, o porão e demais cômodos da casa —, em uma edição assustadora e com o cuidado quase sobrenatural da editora mais dark do Brasil. Adaptada várias vezes para o cinema e contando também com diversos spin-offs, a história de Amityville hoje é amplamente conhecida e é considerada um dos mais importantes relatos sobre casas mal-assombradas da cultura popular.

Postar um comentário

0 Comentários