Resenha: Plutão

sábado, setembro 26, 2015



Título: Plutão
Autora: R J Palacio
Editora: Intrínseca
Páginas: 90

Sinopse: Em Plutão, R. J. Palacio traz a história de Christopher, o melhor amigo de infância de August Pullman, um garoto de feições incomuns que encantou leitores do mundo inteiro no romance Extraordinário. Exclusivo em e-book, o livro alterna entre o presente e flashbacks de quando os dois meninos eram vizinhos. Plutão acompanha Chris ao longo de um dia especialmente complicado. Os pais estão se divorciando e ele está com dificuldades na escola, mas mesmo afastado do velho amigo, é relembrando alguns desafios e aprendizados que teve ao lado de Auggie que Chris encontra algum conforto. Uma linda história sobre o valor da amizade na vida das crianças, uma vivência intensa e marcante.

Minhas Impressões: Fofo, bonitinho, encantador e emocionante. Essas são as palavras que resumem Plutão - mais uma linda história de Extraordinário!
Logo no seu lançamento, a Intrínseca fez uma divulgação do ebook relacionada ao Dia do Amigo, e a data não poderia ter sido melhor. Eu também fiz um post especial logo que soube que seria lançado! Você pode conferir clicando AQUI.
Em Plutão, tive uma visão diferente sobre a amizade. As vezes, algumas amizades são difíceis, como é o caso entre Chris e Auggie. Para Chris, é mais fácil ser amigo dos garotos com aparência normal, do que ser amigo do Auggie. Mas será que essa dificuldade será capaz de acabar a amizade? Ouvi dizer, nessa história, que algumas amizades valem um esforcinho a mais.

Na perspectiva de Chris, em primeira pessoa, alguns fatos ocorridos no livro Extraordinário, vieram a tona de uma outra forma, o que ressaltou bastante o lado humano e criança do Christopher, fazendo com que eu me apegasse a ele de verdade. Achei ele uma criança madura, dentro de seus limites. Afinal, não é fácil encarar uma separação dos pais, e é interessante a abordagem desse fato da história toda, e principalmente no pequeno Chris. Ele se tornou um garoto frio com a mãe e meio desligado do mundo. Entretanto, quando foi necessário, ele soube reconhecer seus erros e sentimentos, resultando em um conhecimento maior de si mesmo. Christopher é um menino bom, educado e gentil, que em apenas 24 horas de seu dia, aprendeu lições importantes para o resto da vida. 
Mais uma vez, a R J Palácio, trouxe o relacionamento entre pais e filhos como o maior alicerce na construção do caráter e comportamento das crianças. A importância do diálogo, do entendimento dos sentimentos, do arrependimento, culpa, perdão e amizade - principalmente, o verdadeiro valor de uma boa amizade.

Não podemos ser amigos só quando é conveniente para a gente.

Eu poderia continuar a resenha só distribuindo elogios ao ebook e dizer que a R J Palácio se tornou uma das minhas autoras favoritas, mas vou parar por aqui e deixar vocês na curiosidade. Leiam. Se deliciem com essa pequena história e deixe o Christopher cativar você. Do jeitinho dele, ele ganhou meu coração. Assim como o Auggie, e também o Julian.
Sinto vontade de dar um abraço apertado nos três!

Nota: 5/5 + 

Ahh, eu fiquei sabendo que a Palacio escreveu outro conto, também em ebook, contando a história de Extraordinário na perspectiva de Charlotte - se você já leu Extraordinário, vai se lembrar dela. Espero que venha logo para o Brasil, já estou ansiosa. Amo muito o mundo do Auggie!


Beijinhos!
Até a próxima resenha! 

Você pode gostar também

0 comentários

Sua opinião é muito importante para mim. <3
Volte sempre!