Dicas para curar a ressaca literária!

domingo, julho 26, 2015


Oi, gente! O post de hoje é especial para você, leitor, que já teve ressaca literária na vida e sabe exatamente do que eu estou falando. Aquela sensação chata e estranha de querer ler um livro, engatar de corpo e alma numa estória e não conseguir por que o livro anterior te consumiu todas as energias.
Pois bem, estou aqui para dizer que seus problemas acabaram!       Vou detalhar para vocês algumas pequenas coisinhas que eu faço para me livrar da ressaca e voltar a ler meus preciosos livrinhos.

         1. Comece lendo textos pequenos;
Na internet, está cheio de pequenos contos e crônicas que podem ser lidos rapidamente em questão de poucos minutos.  Quando eu não consigo engatar em um livro de 250-300 páginas, eu procuro um e-book com menos de 100 páginas e leio. Na maioria das vezes, quando termino, já quero ler mais!

         2. Procure por um livro de um gênero que você não lê há muito tempo;
O gênero que eu mais procuro ler quando bate a ressaca é um romance leve e bem romance clichê, pois é o que menos leio e ao fazer isso, dá a sensação de estar lendo algo novo, o que torna a leitura mais interessante. Recentemente, eu tava com uma ressaca fortíssima, e em vez de ler o gênero que eu “leio pouco”, escolhi Ficção Científica, um gênero que nunca li e a ressaca passou rapidinho.

         3. Visite blogs e sites literários;
Os blogs literários são sempre uma boa opção quando eu quero procurar uma nova leitura. Visito vários e a maioria deles aguça minha curiosidade por algum livro. Se quiser uma dica de blogs com indicações legais (além do meu, claro rs) visite minha página de parceiros. Outra boa pedida é visitar o Skoob. Essa rede social linda está cheia de opiniões que precisamos saber antes de começar uma leitura. O Skoob já me curou de várias ressacas.

         4. Leia o livro que inspirou a série ou o filme que você mais gosta;
Eu sou fã de Pretty Little Liars e estava com ressaca literária depois de ter lido Quem é Você, Alasca?, então quando decidi ler Maldosas (resenha aqui) devorei em menos de 48h. Resultado: 5 livros da série lidos + ressaca curada!

         5. Arrume sua estante;
Arrumar a estante te faz olhar para aquele livro abandonado há tempos e pensar “por que ainda não li você?” ou “eu poderia ler você de novo”. Sempre que arrumo meus livros, releio trechos de alguns e isso serve de inspiração para próximas escolhas de leituras.

         6. Leia quotes.
Quotes de livros são tudo de bom, não é? E o legal é que elas nos ajudam a escolher qual livro começar a ler, e claro, ajuda a curar ressaca também. No Tumblr eu acho vários trechos legais de livros, tenho até uma página feita lá com frases favoritas de meus livros preferidos. Talvez elas ajudem você, clique aqui.

Então é isso, meus queridos. Espero que algumas dessas dicas sirvam para mandar a ressaca de vocês pra longe! Se sim, quero saber quais foram. Não esqueçam de me contar.

Até o próximo post. Beijo grande!

Você pode gostar também

3 comentários

  1. Mulher, como faz para tirar a ressaca de um livro que ainda nem terminou de ler?!! kkkkkk
    Eu me sinto um a bruxa por dizer isso, mas não consigo engatar em A Menina que Roubava Livros. Eu leio algumas páginas, daí dá preguiça e vou dormir. HAHAHAH. E eu quero muito ler, por que é lindo e tal, e desde que comecei a lê-lo já li um outro livro e dei início a outro, veja só! Preciso terminar.... :'( Tem uma dica?? kkkkkk
    Beijos!
    http://tordodemorango.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mulher, seu caso está difícil! kkkkkkk mas calma, não se reprima! Talvez, pode acontecer de você realmente não ter gostado do livro. Você gostou da história, mas não gostou de como ela é desenrolada e tals. Isso tbm já aconteceu comigo e já larguei alguns livros por isso. Nesse caso, a dica que eu sou é: paciência rs. Vá lendo aos poucos. Até você sentir que realmente algo te prendeu, caso isso não aconteça... não insista, pode ser o momento que não está a seu favor. Deixe para ler em outro momento, quando seu coração bater mais forte por ele! Quando a paixão acontecer! kkkkkkkkkk

      Beijo, Midian! <3

      Excluir
  2. Minha gente e eu?! Depois de Confie em Mim e Eu Estive Aqui entrei na ressaca, já larguei 3 e não consigo concluir Objetos Cortantes.

    #oremos

    Vou arrumar minha estante!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim. <3
Volte sempre!