[Opinião] Por favor, Ignore Vera Dietz

quinta-feira, março 03, 2016



Título: Por Favor, Ignore Vera Dietz
Autora: A. S. King
Editora: Novo Século
Páginas: 288


Sinopse: Vera Dietz e Charlie Kahn foram melhores amigos desde crianças até completarem 17 anos. Mas agora Charlie está morto. E morreu de uma maneira horrível e misteriosa. E morreu brigado com Vera. A vida não tem sido fácil desde então. Vera não sabe direito como agir, como pensar, o que sentir. Sua mãe foi embora quando ela tinha apenas 12 anos, e seu pai é adepto da filosofia de ignorar os problemas até que eles desapareçam por mágica.

Opinião: Por favor, não ignore esse livro. "Um outro aluno praticando bullying na escola? Ignore-o. Uma garota espalhando boatos? Ignore-a. O professor do oitavo ano belisca o bumbum da sua amiga? Ignore. O professor machista de Geometria dizendo que as garotas não deviam fazer faculdade porque tudo que farão na vida é parir bebês e engordar? Ignore-o. Ouviu dizer que uma garota da sua sala está sendo violentada pelo padrasto e teve que ir para a clínica? Ouviu dizer que ela está trazendo os comprimidos da mãe para a escola e vendendo-os para pagar pelo aborto? Ignore. Ignore. Cuide da sua própria vida. Não crie tumulto e seja discreto."
Charlie, o melhor amigo de Vera, está morto. Como e porque ele morreu? Desde o início da história, sabemos que Vera sabe o que aconteceu na noite em que Charlie perdeu a vida, mas ela ainda não se sente pronta para falar sobre isso. Qual o motivo? Você, no lugar dela, estaria pronta? Esse é o grande mistério do livro e vale a pena ler até o final para descobrir como tudo aconteceu.
"Vivia intensamente porque estava morrendo por dentro."
Durante a história, a autora também aborda temas constantemente ignorados como: relacionamentos abusivos, violência doméstica, assédio, alcoolismo... Tudo isso é retratado de uma forma leve e ao mesmo tempo crua, que nos faz pensar no quanto jogamos para debaixo do tapete coisas que não devem ser ignoradas - mesmo que não estejam acontecendo com a gente. É um momento na história que leva o leitor a pensar em atitudes minhas em que calou quando não deveria, talvez por medo; talvez por comodismo

- Por que não fazemos nada a respeito daquele vizinho que bate na esposa?
- Por que não tomamos uma atitude diante de um colega que sofre bullying na escola?
- Por que não falamos para os amigos que encher a cara de álcool não faz deles pessoas melhores e mais maduras?
- Por que não resolvemos os problemas em vez de ignorá-los e fingirmos que eles irão sumir como mágica?

Nota: 4/5
- ONDE COMPRAR: Amazon / Saraiva

Publicado aqui no Brasil em novembro de 2015, Por Favor, Ignore Vera Dietz é o segundo livro da autora A. S. King traduzido para o idioma brasileiro. O primeiro é Os Dois Mundos de Astrid Jones, publicado pela editora Gutemberg. Este, eu pretendo ler e breve! 

Beijos e até a próxima!

Você pode gostar também

3 comentários

  1. Oi Jess! Não conhecia esse livro, me lembra um pouco A Playlist de Hayden, os livros que abordam esses temas não podem mesmo ser ignorados, adorei a resenha!
    Beijos!
    http://www.trocandodisco.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fê! Nunca li A Playlist de Hayden, mas sei que ele é muito elogiado. Vou pesquisar pra ver. Beijos! <3

      Excluir
  2. Caraça! Amei essa descrição, o tema, a resenha, tudo! Gosto muito de livros que abordam temas indigestos, é um assunto muito atual e importante. Não conhecia essa autora mas o livro acabou de ir pra minha wishlist. Quero ler PRA ONTEM!
    Te indiquei pra uma tag.
    Um beijo!
    http://www.baseadoemlivros.com.br/2016/03/tag-novo-layout-esse-ou-esse.html?m=1

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim. <3
Volte sempre!