Resenha | Uma casa no fundo de um lago, de Josh Malerman


Acho que a essa altura todo mundo já ouviu falar desse livro, né? Ele divide tantas opiniões quanto os livros anteriores que o autor escreveu: Caixa de Pássaros e Piano Vermelho. Minha primeira experiência com a escrita do Josh Malerman foi com Uma Casa no Fundo de Um Lago, e infelizmente, não me sinto motivada a ler outras de suas obras.

Nesse livro acompanhamos a história de um casal e o desenvolvimento do sentimento que os uniu. Num despretensioso passeio de barco, eles encontram - literalmente - uma casa no fundo de um lago e decidem mergulhar para explorá-la. Não vou negar que os primeiros capítulos me fisgaram e me fizeram prender a respiração toda vez que os personagens estavam debaixo d’água. Fiquei submersa também por alguns instantes e cheguei até a pensar que o livro iria mesmo me cativar. Engano meu...

Josh Malerman, aos poucos, conduziu a história de uma forma metaforicamente incômoda pra mim. A casa, seus cômodos, os olhos de peixe a bisbilhotar e os vestidos que se moviam sozinhos debaixo d’água foram elementos de linguagem figurada para - ao meu ver - descrever o amor e seus efeitos. No entanto, para mim, tudo isso remeteu mais à Fenda do Biquíni em Bob Esponja do que qualquer outra coisa mais profunda. O desfecho foi (também) metafórico e terminou de uma hora pra outra, sem mais nem menos. Eu (ainda) esperava um grande acontecimento, algo que me fizesse reavaliar a história e todo o seu conceito mas isso não aconteceu. É uma pena porque eu estava muito curiosa e queria mesmo ter gostado desse livro.

Fazendo um apanhado geral, Uma Casa no Fundo de Um Lago não foi uma leitura tão ruim, mas foi estranha. Acho legal a ideia de metáforas, mas no caso desse livro senti tudo muito aleatório. Senti tudo muito bagunçado. Terminei a leitura com a sensação de que Josh tinha a faca e o queijo na mão pra criar algo espetacular, mas foi por água abaixo. Literalmente. Como a própria casa no fundo do lago.
NOTA: 2,5/5 | SKOOB | COMPRE AQUI

Sinopse: James e Amélia têm dezessete anos. Em comum, além da idade, têm o fato de estarem um a fim do outro e de serem tomados pelo nervosismo quando James chama Amélia para sair. Mas tudo parece perfeito para um primeiro encontro: um passeio de canoa pelos lagos, levando um cooler cheio de sanduíches e cervejas. À medida que se aprofundam na exploração, os dois chegam a um lago escondido e encontram algo impressionante debaixo d'água. Um lugar perigosamente mágico: uma casa de dois andares com tudo que tem direito — móveis, um jardim, uma piscina e uma porta da frente, que está aberta. Enquanto, fascinados, vasculham o imóvel e tentam passar uma boa impressão para o outro, cresce o medo. Será que um local misterioso como aquele esconde alguém — ou algo — vivo? Uma coisa é certa: depois de mergulhar nos mistérios da casa no fundo do lago, a vida deles jamais voltará a ser a mesma.
Livro recebido em parceria com a Editora Intrínseca. 

Postar um comentário

0 Comentários