Resenha | Querido John, de Nicholas Sparks


Querido John é um dos livros mais conhecidos do Nicholas Sparks. Em 2007, ano de seu lançamento, ficou entre os mais vendidos do New York Times e três anos depois recebeu uma adaptação cinematográfica protagonizada por Channing Tatum e Amanda Seyfrield (veja o trailer).

Quem me conhece bem sabe que romances carregados de drama não chamam a minha atenção nas livrarias. Mas, há alguns anos, lembro-me como se fosse ontem, por insistência de uma amiga li Querido John. Minhas expectativas eram baixas, eu (confesso que) esperava não passar dos primeiros capítulos, mas fui fisgada pela escrita do Nicholas, pela narrativa do John e pela autenticidade da Savannah. Para a minha surpresa ser ainda maior, Querido John hoje ocupa um lugar entre os meus livros favoritos.

"O que significa amar verdadeiramente uma pessoa?"

A história de John Tyree acontece em Wilmington, Carolina do Norte, onde ele passa as férias do serviço militar. Tendo vivido sempre sozinho com seu pai, John desabafa com o leitor nas primeiras páginas do livro e conta detalhadamente o que o levou a se alistar nas Forças Armadas. Sentia falta da mãe, o pai nunca havia lhe demonstrado carinho conforme ele esperava, John sentia-se deslocado e inútil em tudo o que fazia.

Foi nesse período de férias que, casualmente, John encontrou Savannah e não houve como evitar o sentimento que invadiu o coração dos dois. Os momentos juntos, as palavras bonitas, o companheirismo e as descobertas que fizeram juntos, para mim, foram o ponto alto do livro. É notável a evolução de John e o importante papel de Savannah nesse acontecimento. Graças a ela também, o relacionamento entre John e seu pai teve uma nova e positiva perspectiva.

"Você é a melhor coisa que já me aconteceu. Você foi minha melhor amiga e minha amante, e não me arrependo de um só momento. Você fez eu me sentir vivo de novo, e acima de tudo, você me deu meu pai. Nunca vou esquecer disso. Você sempre será a melhor parte de mim."

 


Mas nem tudo são flores. John teria que voltar pra as Forças Armadas. Entretanto, fizeram um pacto de amor e decidiram que manteriam contato através de cartas. Savannah o esperaria e ele contaria os dias para poder reencontrá-la.

"Pela primeira vez em anos, meu amor por Savannah parecia ser de certo modo. errado. Amor deveria trazer consigo alegria, proporcionar paz de espírito, mas naquele momento só estava trazendo dor e sofrimento."

A partir daqui não contarei mais detalhes sobre a história, pois posso estregar a surpresa de vocês na leitura. Mas afirmo com absoluta certeza que Querido John é um dos livros mais sensíveis que já li. É interessante o que o amor faz com as pessoas. Nunca se sabe exatamente até onde podemos chegar. Às vezes antigas promessas não são cumpridas. Outras vezes fazemos sempre mais promessas. O amor muda as pessoas, as transforma. E cada pessoa ama de um jeito diferente. Não é justo julgar ou medir o amor de alguém. Não é justo também julgar as escolhas de alguém que agiu por amor. Querido John traz uma bela lição em suas páginas. Toca o coração, faz refletir e emociona.


Sinopse: Após uma juventude de rebeldia e bebedeira, John Tyree decidiu dar início a um novo capítulo em sua vida e se alistou no Exército. Um ano depois, agora um novo homem, ele retorna a Carolina do Norte para passar um tempo com o pai. Uma tarde, ele conhece a garota de seus sonhos. Além de ser linda, Savannah é amigável, de sorriso fácil, um exemplo de boa conduta e altruísmo. Um sentimento arrebatador nasce entre os dois. No entanto, John precisa voltar para a Alemanha a fim de concluir o serviço militar. Savannah decide esperar por ele, enquanto o jovem soldado promete que, após esse período, vai ficar para sempre ao lado da mulher que conquistou seu coração. O que nenhum dos dois poderia esperar eram os eventos do 11 de Setembro. Enquanto John entra em combate no Iraque, Savannah precisa reunir forças para superar a dor da distância. Nesse cenário de saudade e incertezas, uma simples carta pode mudar a vida dos dois para sempre.
Livro recebido em parceria com a Editora Arqueiro <3

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Eu já tive a minha época de viciada em Nicholas Sparks, adoro esse autor e o estilo romântico dele ♥ Minha irmã até comprava uns boxs com vários livros dele, mas de longe o meu favorito é Diário de Uma Paixão/ The Notebook, eu li o livro, vi o filme MUITAS vezes... e sempre me emociono igual, tem uma mensagem lindíssima
    Achei super lindo o último paragrafo do seu post, dá para refletir bastante >__<
    Como dá para ver eu escrevi esse comentário super romântica ◑ω◐♥
    A ft que você tirou do livro tbm ficou ótima

    Até ☆ミ(o*・ω・)ノ
    Blog:ShyandBrave

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bia! Que gracinha seu comentário! The Notebook eu assisti só a adaptação para filme e gostei muito, é realmente impossível não ficar os olhos marejados rs Obrigada por compartilhar sua experiência comigo e que bom que esse autor marcou uma fase de sua vida! Beijos <3

      Excluir

Sua opinião é muito importante para mim.
Volte sempre!