Resenha: Quando Saturno Voltar, de Laura Conrado


O retorno de Satuno (o planeta mesmo, gente) significa que mudanças pra lá de importantes vão sacudir a nossa vida. É algo místico sobre as estrelas, os astros... Acredita quem quer, mas EU É QUE NÃO DUVIDO!

"Quando nascemos, Saturno está de um jeito no céu. Cerca de vinte e oito ou vinte e nove anos depois, ele retorna para o mesmo lugar em que estava quando nascemos."

Déborah (aqui vai ser Dedé, blz?) trabalha na assessoria de um time de futebol da série B e namora há 4 anos com Sérgio - que faz residência em medicina. É claro que ela gostaria de ter um emprego melhor, ser mais valorizada, ser pedida em casamento, sair da casa da mãe... Mas ela vai levando as coisas como estão, empurrando com a barriga e dizendo para si mesma o famigerado "tá tudo bem".


Até que, um belo dia, do nada, uma cigana adverte Dedé sobre o retorno de saturno. Ela pensa que é loucura (quem não pensaria?), mas não demora muito para que ela comece a notar os primeiros sinais de grandes mudanças na sua vidinha "marromeno".

"Por que cismei de ir atrás do amor verdadeiro? E se ele nunca existiu e apenas o inventamos para dar sentido à nossa vida completamente sem sentido? Talvez o amor seja como as estrelas - só vemos o brilho delas. Alguém já viu uma de verdade?"


Quando Saturno Voltar mexeu comigo. E quando digo que mexeu, quero dizer ABALOU, SACUDIU, LEVANTOU! Eu queria que Saturno voltasse pra mim também! Queria todas as mudanças que aconteceram na vida da Dedé. Eu quis abraçá-la, quis dizer que não se preocupasse e queria incentivá-la logo de primeira a cair de cara no amor. Eu me vi tanto na Dedé...

Talvez eu seja mesmo uma manteiga derretida, mas eu chorei horrores lendo esse livro. Rolou aquele lance de identificação com a personagem, sabe? E, lá no fundo, trazendo isso aqui pra uma questão mais pessoal: eu queria ter a coragem de arriscar e viver a vida que a Dedé teve.


O que eu aprendi lendo esse livro, com absoluta certeza, não caberá nesse espaço. Mas posso resumir que agora tenho um incentivo a mais pra enxergar os acontecimentos e as surpresas de uma forma positiva. Esse livro me fez ver o amor e suas variáveis com outros olhos. Amor no relacionamento, amor próprio... Posso dizer até que terminei a leitura muito feliz. Chorando, é claro! Mas feliz. E que Saturno chegue logo pra mim. Acho que tô precisando de uns sacolejos do bem!


Eu recomendo muitíssimo a leitura desse livro e espero - do fundo do coração - que ele toque vocês também de um jeitinho especial <3

Postar um comentário

0 Comentários