13 razões para ler Fale!

quarta-feira, maio 03, 2017

  

Em tempos de 13 Reasons Why (Os Treze Porquês) e da abertura que a série adaptada do livro do Jay Asher trouxe sobre temas tabus (depressão, bullying, abusos e suicídio), é importante mostrar que existem também outras obras literárias que abordam essas mesmas questões, e uma delas é Fale! da autora Laurie Halse Anderson, publicado aqui no Brasil pela Editora Valentina. O livro já foi adaptado para o cinema em 2004 com o nome O Silêncio de Melinda tendo Kristen Stewart como atriz principal. Abaixo leia 13 motivos para você conhecer a obra:

1 – Porque é um livro poderoso, emocionante e muito bem escrito.

 

 

3 - Porque ele é tão importante que acabou batizando um selo jovem (SPEAK) da editora americana, a Penguin.

 

 

5 – Porque ou você é a Melinda ou conhece alguém que passou o mesmo que ela.

 

 

7 – Porque é fundamental para os adultos prestarem mais atenção nos adolescentes.

 

 

9 – Porque essa história vai ensinar a escutar e perceber mudanças de comportamento.

 

10 – Porque já virou filme com a Kristen Stewart e foi aclamado pela crítica. (assista ao trailer)

 

 

12 – Porque ele mostra como a arte é uma forma incrível de se expressar.

 

 


Sinopse: Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia. E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra (insultos e deboches, sim) ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir. Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa? Um romance de estreia extraordinário; uma obra-prima vencedora (e finalista) de inúmeros prêmios sobre uma jovem que opta por calar em vez de dizer a verdade. Fale! encantou tanto leitores quanto educadores, alunos e professores. Um romance transformador, corajoso, capaz de fazer refletir sobre temas fundamentais – porém espinhosos como o bullying – do cotidiano dos adolescentes.

Você pode gostar também

1 comentários

  1. Oieeee. Então, eu comecei a ler esse livro com as expectativas lá em cima mas me decepcionei um pouco. Achei a leitura bem arrastada. O tema é bem legal mas não achei que foi desenvolvido de forma atraente para mim.
    Se era pra ficar com raiva dela se calar deu certo. Porque não consegui entender porque diabos ela não falou logo. Não fez muito sentido pra mim. Enfim... Eu adoro o tema e tô sempre lendo sobre ele.

    Beijos.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim. <3
Volte sempre!