Projeto de leitura | Lendo Romances de Época + Sorteio

segunda-feira, março 27, 2017


Vocês gostam de romance de época? Há! Eu sei que sim! E como eu também sou apaixonada por essas histórias, resolvi trazer para o blog um projeto de leitura bem bacana. Mas antes, vou falar um pouquinho sobre o tema e responder dúvidas que vocês, leitores do blog, já me perguntaram.


Qual a diferença entre romance histórico e romance de época?
Romances de época são, em sua maioria, histórias fictícias que mostram o modo de viver das pessoas em uma determinada época, sem ligação com datas ou fatos históricos. Já os romances históricos estão, sim, relacionados às datas, fatos e até pessoas importantes de um determinado período; são romances que mesclam fatos reais e ficção.

Quais são as características mais marcantes dos romances de época? 
Descrição da vida cotidiana e costumes da época em questão. O foco maior é da moda local (a maioria se passa na era vitoriana em Londres), etiqueta, passeios no campo, eventos da sociedade, baile de debutantes, casamentos arranjados, títulos da nobreza, a diferença entre homem e mulher na sociedade e por último, mas não menos importante, a intimidade dos casais. Cenas para maiores de idade estão sempre presentes, entretanto, não chegam a ser caracterizados como um romance erótico.

Sou menor de idade, posso ler romances de época?
Como mencionei na questão acima, momentos íntimos entre casais é uma das características mais marcantes desse gênero, sendo assim, a tia aqui não recomenda que esses livros sejam lidos por menores de idade. Eu indico, nesse caso, livros da categoria jovem adulto (young adult).

Romances de época são todos iguais?
Foi bem difícil chegar a uma resposta para essa pergunta, mas posso dizer que: sim e não ao mesmo tempo. Algumas autoras seguem uma mesma fórmula para escrever, por exemplo: mocinhas debutando em bailes e, posteriormente, se casando com rapazes nobres, galanteadores e cafajestes redimidos. Entretanto, há autoras que fogem da fórmula e abordam temáticas mais profundas, como mocinhas feministas e casais sem títulos de nobreza, por exemplo. Essas são as minhas histórias favoritas. <3

Essas foram as quatro perguntas mais feitos pelos leitores daqui do blog. Agora que já estão respondidas, vamos falar sobre o projeto:

Quer participar?
- É simples! Basta ler um livro (ou quantos você quiser) de romance de época! Se você quiser usar a hastag #LendoRomancesDeÉpoca em suas redes sociais será muito bacana para espalhar a ideia, mas não é obrigatório. O objetivo é somente ler e se divertir.

- O projeto não tem data de validade, ou seja, não tem prazo para acabar. Ele vai ficar no ar aqui no blog por muito tempo, afinal, tem muito romance de época bom por aí.

- Para ajudar vocês a escolherem os romances, as editoras que mais publicam livros do gênero são Arqueiro (minha preferida), Gutemberg, Planeta e Record. E as autoras mais famosas são Julia Quinn, Sarah MacLean (minha preferida), Patricia Cabot, Loretta Chase, Mary Balogh, Tessa Dare, Lisa Kleypas e Eloisa James.

E para incentivar ainda mais vocês a lerem, vou sortear 1 livreto de apresentação dos Romances de Época da Editora Arqueiro + kit de marcadores. Para participar, preencha corretamente o formulário abaixo:


> CLIQUE AQUI PARA PREENCHER O FORMULÁRIO <
RESULTADO: ELLEM BARBOZA

- O sorteio encerra dia 13/04/17.
- O prêmio será enviado em até 30 dias após contato com o ganhador por e-mail.
- Caso o ganhador não responda em 24h, será feito um novo sorteio.
- O blog Literalivro não se responsabiliza por danos ou extravios dos Correios.
- Válido somente em território nacional.

Então é isso, pessoal. Espero que gostem dessa ideia e que acompanhem os posts que vão rolar por aqui. Um grande beijo! <3

Você pode gostar também

6 comentários

  1. Amei o projeto ♥ Amo muito romances de época, infelizemnte não gostei muito da escrita de Julia Quinn, mas amo Jane Austen e de auores naconais os romances de época de Carina Rissi são maravilhosos ♥
    Beijos
    http://osdeliriosdeconsumodeumaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei. Sim ou claro? 😂 Leio de vez em quando, sempre que posso. Me apaixonei desde o primeiro! 😁
    Boas leituras!

    ResponderExcluir
  3. A motivação que faltava pra eu voltar a ler! Já li muitos, principalmente da Diva Julia Quinn (são os meus preferidos) mas agora vou ler os que faltam!

    ResponderExcluir
  4. Aaaaah, romances de época são puro amor!
    Já quero esse projeto pra minha vida haha'

    Beijos
    www.colecionandoprimaveras.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei o projeto. Conheci romances de época através de filmes, só recentemente me interessei em ler livros sobre e estou adorando.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim. <3
Volte sempre!