Musicalidade e relacionamentos compõem "Garota Imperfeita", de Simonne Howell

terça-feira, junho 21, 2016


Para quem gosta de livros com referências musicais e nostalgia, Garota Imperfeita é uma leitura altamente recomendada.

Sky é nossa protagonista. Uma adolescente nada perfeita. Sua mãe é ausente, seu pai tem problemas com álcool e é dono de uma loja de discos que está quase falida; e seu irmão é um garotinho com problemas de relacionamentos e que precisa muito de atenção. Assim como todo adolescente, Sky quer encontrar seu lugar no mundo, e é justamente essa busca por si mesma que o livro vai contar pra gente




"Quando eu tinha dez anos e Gully, seis, minha mãe nos deixou para “seguir sua arte”. Ela trocou seu nome para Galaxy e se mudou para o Japão (...) Mantinha contato esporádico com a gente. Normalmente eu a seguia pela sua página na internet. Em seu último show, ela havia usado chifres e coberto o corpo com pasta de umeboshi, enquanto raios crepitavam em um fundo preto atrás dela. Não sei como uma pessoa chega a esse ponto.” 
De poucos amigos, Sky tem um estilo próprio de ser e de se vestir. Mas quando se compara à Nancy, sua amiga extravagante, descolada e sensual, Sky se sente cada vez mais deslocada. Afinal, já não é fácil lidar com as imperfeições de sua própria família e ainda se sentir estranha e imperfeita no mundo. Sky é um verdadeiro retrato da maioria dos adolescentes.
“O terraço era o meu lugar favorito. Não era um terraço com jardim nem nada grandioso. Estava mais para um poleiro de astrônomos e suicidas. Ali tínhamos tudo de que precisávamos: luzinhas de Natal, almofadas e um antigo binóculo de ópera para observar os outros. Tínhamos a vitrola portátil e os discos que minha mãe tinha deixado para trás: baladas fofas e psicóticas por caras de queixos com covinha e pop nacional cantado por mulheres de pijamas estilosos.”
O livro - muitíssimo bem escrito - aborda temas sérios de maneira leve e fluída. Cada parte dele é necessária, até mesmo a descrição das ruas e o estilo de arquitetura local insere o leitor no ambiente e o deixa à vontade. O mistério e a "investigação" presente na história nos leva a conhecer mais sobre a personalidade de Gully (irmão de Sky), sobre o passado do pai dela, e sobre Luke (vendedor na loja de discos). Como eu já disse, nada é desnecessário, e até mesmo os personagens secundários têm o seu valor.



Apesar de Sky ser a protagonista e de eu ter gostado de como ela conduziu a história, meus personagens favoritos foram Gully e seu focinho de porco, e Nancy - que apesar de seus defeitos, têm muita autenticidade.

Wishing Well (Poço dos Desejos), de The Millionaires é a referência musical mais presente no livro. Clique aqui para ouvir a música.


NOTA:4/5 | SKOOB | COMPRE AQUI
Beijo e até a próxima <3

Você pode gostar também

0 comentários

Sua opinião é muito importante para mim. <3
Volte sempre!