Aristóteles e Dante descobrem os Segredos do Universo - Benjamin Sáenz


Título: Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo
Autor: Benjamim Sáenz
Editora: Seguinte
Páginas: 392

Sinopse: Dante sabe nadar. Ari não. Dante é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre seu irmão mais velho, que está na prisão. Um garoto como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper as barreiras que Ari construiu em volta de si. Mas quando os dois se conhecem, logo surge uma forte ligação. Eles compartilham livros, pensamentos, sonhos, risadas - e começam a redefinir seus próprios mundos. Assim, descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do Universo.


Opinião: Com uma narrativa tranquila do ponto de vista de Ari, o livro é um poço profundo de sentimentos. Ari, aos poucos, vai fazendo questionamentos sobre a vida, sobre as pessoas e sobre si mesmo, levando - muitas vezes - o leitor a fazer essa mesma reflexão.


"Fiquei pensando que poemas são como pessoas. Algumas você entende de primeira. Outras você simplesmente não entende... e nunca entenderá."

Ari é grande, mas desconhece essa grandeza e se acha pequeno. Constantemente em "D.R." consigo mesmo, não é bom em se relacionar com as pessoas, não gosta de se abrir, não tem amigos e tampouco vontade de ter. Em contrapartida, Dante é um garoto doce e que sabe se expressar, gosta de conversar, é meigo e não se constrange por isso. Dante gosta de livros e de poesia e tem bastante confiança em si mesmo. Diante disso, pode até parecer que esses dois rapazes jamais poderiam ser amigos. Eles são tão diferentes, não é mesmo? Mas é a partir de uma rápida interação que os dois desenvolvem uma bela amizade que promete desvendar os segredos do universo.


"Outro segredo do Universo: às vezes, a dor era como uma tempestade que vinha do nada. A mais clara manhã de verão podia acabar em temporal. Podia acabar em raios e trovões."

A história, apesar de ser leve, é profunda. E confesso que talvez eu fique devendo palavras para expressar e explicar todas as sensações que esse livro me fez sentir. Houve um momento em que cheguei a cogitar abandonar a leitura, pois o Ari começou a ficar chatinho e reclamão, mas aí eu lembrei do Dante, por causa dele eu insisti e não me arrependi.

Dante é um garoto incrível. Ele me ensinou lições e me fez ver coisas de uma maneira diferente. Chegue a pensar que se algum dia eu tiver um filho, quero que ela seja tão doce quanto o Dante. Já Ari, apesar da "birra" que tive com ele no meio do livro, me surpreendeu. Essa dupla me fez chorar, mas me fez terminar a leitura com o coração feliz. 

Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo é um livro sobre relacionamentos. É um livro que fala sobre a importância da família (pai, mãe e amigos), mas que também fala sobre como se relacionar consigo mesmo. Fala sobre aquele momento crucial das nossas vidas, quando nos despimos de qualquer rótulo e olhamos para nós como realmente somos. Em outras palavras, esse livro fala sobre a beleza de ser como cada um é.

- Duas músicas mencionadas no livro chamaram a minha atenção. A favorita do Dante, Long and Winding Road - The Beatles (ouça aqui) e a de Ari, La Bamba - Los Lobos (ouça aqui).

Nota: 4/5
Skoob: clique aqui
Compre: clique aqui


Beijos e até a próxima <3

Postar um comentário

0 Comentários