Curiosidades sobre Sexta-Feira 13, 1980

sexta-feira, abril 22, 2016


EI, O QUE É ISSO ATRÁS DE VOCÊ?

Haha, brincadeira! Hoje eu venho trazer algumas curiosidades sobre um dos maiores clássicos do terror, o filme Sexta Feira 13 que estreou em 1980. Uma das coisas mais legais que fiquei sabendo é que vai ter filme novo da franquia! Em Junho de 2015 foi confirmado que o roteiro já estava pronto e o lançamento está previsto para 2017! O conteúdo que vocês lerão aqui, chegou ao meu conhecimento através do livro Sexta-Feira 13 [Arquivos de Crystal Lake] da editora DarkSide Books. O livro vai contar todo o processo dos bastidores do filme, tais como suas referências, inspirações e inovações, e vai incluir também depoimentos de atores, produtores e maquiadores.


Vamos para as curiosidades? 
Contém imagens fortes, não veja depois de almoçar, haha.

- O sucesso de Sexta-Feira 13 (1980) é resultado, principalmente, dos efeitos especiais e das cenas sangrentas e extremamente chocantes, como cenas de decapitação, por exemplo, que antes nunca haviam sido feitas.


- O filme foi um dos primeiros trabalhos do ator Kevin Bacon. A morte de seu personagem é uma das mais sangrentas.


- A trama foi uma variação da premissa de Agatha Christe no livro E Não Sobrou Nenhum (antes chamado de O Caso dos Dez Negrinhos), onde um grupo de jovens presos num lugar isolado são mortos um a um. 


- Jason era para se chamar Josh, mas o roteirista  Victor Miller mudou. Ainda bem, né, gente? Jason tem muito mais impacto do que Josh.


- Todas as cabeças falsas de látex usadas nas mortes dos adolescentes foram assadas em fornos de pizza.


- O filme teve um gasto de 500 mil dólares e arrecadou 59 milhões!

- O assassino original da franquia é a mãe de Jason. Pamela Voorhees resolveu vingar a morte do filho que, anos atrás, morreu afogado no lago do acampamento por descuido dos monitores.

"Quando o assassino é mostrado e revela ser uma mulher de meia idade, isso representa um contraste gritante à típica identidade masculina presente em quase todos os filmes de terror." (Sexta-Feira 13 Arquivos de Crystal Lake) 
- A temática da mãe de Jason - uma senhora de meia idade - ser a grande vilã da história é uma inspiração no clássico Psicose, de Robert Bloch. Se quiser conhecer o livro, clique aqui.


- A atriz Betsy Palmer que interpretou a mãe de Jason não estava nada afim de fazer o filme. Ela declarou que se não estivesse precisando de dinheiro, não se submeteria ao papel.

O filme foi gravado no acampamento Nobebosco, em Nova Jersey. A gravação durou 28 dias.


O filme estreou numa sexta-feira, 13 de junho em 1980.

- A população de Crystal Lake não ficou nada feliz com o sucesso do filme, inclusive quiseram proibir o lançamento de um dos filmes porque as pessoas estavam com medo de frequentar o lugar. 

 

- O filme é proibido na Finlândia.

- A máscara de Jason só foi usada no terceiro filme, e a princípio seria uma máscara de jogador de baseboll, mas a de hóquei saiu mais barata.

"Sexta-Feira 13 revolucionou o gênero dos filmes de terror e o mundo do cinema independente. Ele trouxe o explotation para o grande mercado e popularizou os filmes do gênero slasher. Redefiniu a forma como Hollywood funcionava . Consolidou o nome Sexta-Feira 13 na cultura pop." (Sexta-Feira 13 Arquivos de Crystal Lake)
E se você acha que já sabe tudo sobre Sexta-Feira 13 e o ícone Jason Voorhees, eu sinto muito dizer mas você está totalmente enganado. O livro traz muito mais informações do que eu imaginava. Amantes do terror e fãs de cinema, têm a obrigação de ter esse livro em casa.

COMPRE O LIVRO | CONHEÇA A COLEÇÃO DISSECANDO | +INFOS

Espero que tenham gostado do post.
Terminei de fazê-lo e fui rever o filme. Sim, sou dessas. Bjs e até a próxima ;)

Você pode gostar também

3 comentários

  1. Livro ótimo! Para quem gosta de filmes de terror, traz informações desde a elaboração do roteiro, efeitos especiais até os desafios. Dá até vontade de rever os filmes, após ler.
    Abraços
    Blog do Ben Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Post MARAVILHOSO! Amei essas informações e já está na minha meta de leituras!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim. <3
Volte sempre!