[Resenha] Graffiti Moon

sexta-feira, fevereiro 05, 2016



Título: Graffiti Moon
Autora: Cath Crowley
Editora: Valentina
Páginas: 240


Sinopse: Uma aventura emocionante e perigosa como um grafite clandestino. Uma noite de arte e poesia, humor e autodescoberta, expectativa e risco e, quem sabe, amor verdadeiro.
O ano letivo acabou, aliás, o último ano do ensino médio. Lucy planejou a maneira perfeita de comemorar: essa noite, finalmente, ela encontrará o Sombra, o genial e misterioso grafiteiro, cujo fantástico trabalho se encontra espalhado por toda a cidade. Ele está de spray na mão, escondido em algum lugar, espalhando cor, desenhando pássaros e o azul do céu na noite. E Lucy sabe que um artista como o Sombra é alguém por quem ela pode se apaixonar — se apaixonar de verdade. A última pessoa com quem Lucy quer passar essa noite é o Ed, o cara que ela tem tentado evitar desde que deu um soco no nariz dele no encontro mais estranho de sua vida. Mas quando Ed conta para Lucy que sabe onde achar o Sombra, os dois de repente se juntam numa busca frenética aos lugares onde sua arte, repleta de tristeza e fuga, reverbera nos muros da cidade. Mas Lucy não consegue ver o que está bem diante dos seus olhos.

Um artista, uma sonhadora, uma noite, um significado. O que mais importa?

Opinião: Vocês não fazem noção do quanto esse livro se tornou especial pra mim. É simples; leve; intenso e acima de tudo - tem arte. Muita arte evaporando pelas páginas e entrando na mente do leitor em forma de palavras, puras e delicadas -  como o amor que nasce entre os personagens. 

"É disso que gosto na arte, o que você vê às vezes diz mais sobre quem você é do que sobre o que está na parede."
O livro já começa com Lucy correndo pelas ruas tentando chegar a tempo de encontrar o Sombra fazendo mais um de seus grafites nos muros da cidade. Foi por pouco! Por cinco minutos! Mas ela não é o tipo de garota que desiste facilmente.
"Tenho que chegar a tempo. Tenho que encontrar o Sombra. [...] O cara que pinta no escuro. Pinta pássaros presos em muros de tijolos, pessoas perdidas em florestas fantasmas. Caras com corações feitos de grama e garotas empurrando cortadores de grama. Por um artista que pinta essas coisas, eu poderia me apaixonar. Completamente."
A narrativa é intercalada entre Lucy, Sombra e Poeta - o melhor amigo do Sombra que grafita poemas. A cada capítulo conhecemos um pouco de cada um deles, seus dramas pessoas, o que os motiva a serem o que são e como são, o que a arte significa para cada um deles e como a arte os ajuda a fugir dos problemas. O Poeta tem problemas em casa, com os pais e passou a morar com a avó. O Sombra tem dislexia, não consegue entender as palavras, tem dificuldade em ler, largou a escola e tenta trabalhar para ajudar a mãe a pagar o aluguel. Já a Lucy convive com o drama de seus pais que estão casados, mas não dormem na mesma cama, nem vivem na mesma casa. 

Sabe o que mais gostei no livro? É que ele é pura arte, é poesia e sentimento o tempo todo! As referências a grandes obras e renomados artistas é algo sensacional. Depois de ler, pesquisei sobre todos os artistas e relembrei tudo o que aprendi sobre eles (estudei na faculdade de Artes Visuais) e me encantei mais ainda pela história e pelo modo como a autora trabalhou os elementos artísticos visuais. Todas as imagens ganham vida, ganham cheiro e cor. Ganham forma real. O livro é muito, muito vivo. Toda a história se passa em apenas uma noite. Seis adolescentes saem em busca de aventura. Seis histórias diferentes. Seis vidas diferentes. Seis corações em busca de amor
"Lembre que
O amor
Envolve com os dedos o seu coração
E o segura
Submerso
Lembre-se disso
Quando a próxima garota sorrir."
Vencedor do Prime Minister’s Literary Award de ficção infanto-juvenil e o Ethel Turner Prize de literatura para jovens, Graffiti Moon me conquistou de uma forma profunda, e ao mesmo tempo, delicada. E eu garanto a vocês - que gostam de romance - que irão se encantar da mesma forma. É uma leitura que vale MUITO a pena e deixa a gente com saudade dos personagens. Com certeza, lerei outras vezes. 

Nota: 5/5 + 
- ONDE COMPRAR: Amazon / Saraiva

Em breve farei um post com os melhores trechos do livro pra vocês. <3

Você pode gostar também

0 comentários

Sua opinião é muito importante para mim. <3
Volte sempre!