[Resenha] O Misterioso Caso de Styles

segunda-feira, janeiro 25, 2016


Título: O Misterioso Caso de Styles

Autora: Agatha Christie
Editora: Globo Livros
Páginas: 288


Sinopse: No meio da madrugada, a rica proprietária da mansão Styles é encontrada morta em sua cama, aparentemente vítima de um ataque cardíaco. As portas do quarto estavam trancadas por dentro e tudo indicava morte natural. Mas o médico da família levanta uma suspeita: assassinato por envenenamento. Todos os hóspedes da mansão velha tinham motivos para matar a Sra. Inglethorp e nenhum deles possuía um álibi convincente. Para solucionar o crime, entra em ação o detetive Hercule Poirot, irresistível personagem criado por Agatha Christie, que faz a sua estreia neste caso intrigante. Um marco da literatura policial e um dos maiores romances do gênero.


Opinião: A história se passa em Essex, na Inglaterra, onde a viúva Emily Iglethorp - que herdou a mansão Styles e todo o dinheiro do falecido marido - mora com seus dois enteados Lawrence e John, este último casado do Mary Cavendish. Entre os moradores do lugar, também temos a amável enfermeira Cinthia, que desde nova foi criada pela Sra. Iglethorp; e a Srta. Howard, governanta e prima do mais novo marido de Emily, o Sr. Alfred Iglethorp, 20 anos mais novo que a mulher. 

Eis que um dia, a convite de John, chega à mansão o Sr. Hastings que aceita de bom grado a oferta de descanso no conforto do lugar depois de um período de convalescênça pós-guerra. 

A princípio, tudo parece normal, mas logo Hastings percebe que o clima na mansão não é tão agradável. Burburinhos, fofocas, intrigas e condenações são rotina entre os moradores. Certa noite, a Sra. Iglethorp morre dentro de seus aposentos. Teria sido um ataque cardíaco? Alguém a envenenou? Seria este, um caso de assassinato? Mas como isso seria possível, se as portas estavam trancadas por dentro? É nesse exato momento que Hastings vai em busca de seu amigo e detetive Hercule Poirot, para desvendar esse grande mistério em que todos - TODOS MESMO - são suspeitos. Afinal, ficamos sabendo que todas as pessoas ali presentes tinham motivos para assassinar a mulher. E agora, quem é o assassino?

Agatha Christie criou um cenário rico e misterioso, com personagens enigmáticos e inteligentes. Hercule Poirot aparece pela primeira vez neste livro e sua estreia não poderia ter sido melhor, pois trata-se de um personagem carismático, peculiar, bem humorado e sarcastico quando deve ser. O suspense na história é fortíssimo e começa a partir da morte da Sra. Iglethorp e eu desafio você a conseguir largar o livro a partir desse momento! Eu não consegui parar, li o livro em 7 horas!

O desfecho foi SENSACIONAL. Sim, com letras maiúsculas. Hercule Poirot dá pistas o tempo todo, faz o leitor desconfiar de todo mundo, faz a gente acreditar de maneira convicta que o assassino é aquela pessoa, e no final, as reviravoltas me deixaram de queixo caído. 

NOTA: 5/5 | ADICIONE NO SKOOB | COMPRE 


Nota importante: Essa nova edição da Globo Livros do primeiro livro da Agatha Christie traz o capítulo original do desfecho da história a partir dos cadernos de anotações da autora. Quatro anos após Agatha Christie escrever O misterioso caso de Styles, e após a recusa de vários editores, John Lane decide publicar seu livro, mas com uma ressalva: que ela reescrevesse o capítulo onde toda trama é revelada por Poirot. No original a revelação se dá num tribunal, e na alteração solicitada por Lane, a revelação é feita na sala de estar da propriedade de Styles.

Beijo e até a próxima resenha, pessoal! ;)

Você pode gostar também

2 comentários

  1. Quero muito começar a ler Agatha Christie, sou super fã de suspense policial, só não sabia qual ler. Depois de ler sua resenha me decidi, vou procurar esse livro.

    Bjuu's


    https://colecionandohistoria.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Raquel! Fico feliz que comece a ler Agatha, e que seja por esse livro. Ele é muito bom mesmo. Recomendadissimo *-*

      Excluir

Sua opinião é muito importante para mim. <3
Volte sempre!