[Resenha] Blackbird - A Fuga

quarta-feira, janeiro 20, 2016



Título: Blackbird - A Fuga
Autora: Anna Carey
Editora: V&R Editoras
Páginas: 228

Sinopse: Uma garota acorda nos trilhos do metrô de Los Angeles sem lembrar quem é. Há uma mochila a seus pés contendo uma troca de roupas, mil dólares em espécie, um número de telefone e a instrução “Não ligue para a polícia”. Perguntas rodopiam em sua cabeça: Quem é ela? Como chegou ali? O que ela fez? O que significa a tatuagem de um pássaro e o código FNV02198 em seu pulso? Ela mal tem tempo para descobrir sua identidade, e logo percebe que está sendo caçada. Precisa fugir desesperadamente. Não sabe quem são eles, não sabe em quem confiar. Só há uma coisa que sabe com certeza: estão tentando matá-la. Primeiro livro do dueto Blackbird.

Opinião: Frenético. Intenso. Eletrizante.

O livro já começa com a personagem presa nos trilhos do metrô no exato momento em que ela acorda. Sem nenhuma memória, nem mesmo do seu próprio nome ela nota a tatuagem  de um pássaro em seu pulso com o código (FNV02198). Ela não faz ideia do que isso significa.

"O que significa isso? Por que estava deitada nos trilhos do metrô? Por que não consegue se lembrar de como foi parar lá, como chegou à estação, à cidade? Você olha para suas roupas com a sensação de que está usando uma fantasia. Os jeans não servem, a camiseta está larga nos lugares errados, os cadarços não estão apertados o bastante. Você não consegue se livrar da sensação repugnante de que não vestiu a si mesma."

Uma mochila com notas de dinheiro, comida e peças de roupa é a única coisa que ela sabe que lhe pertence. Há também um bloco de notas e uma caneta onde ela faz anotações de pequenos detalhes sobre o lugar e sobre si mesma, afim de, através disso, recuperar a memória. Dentro dele há um aviso: "Não chame a polícia. Quando estiver sozinha, ligue para 818-555-1748.". É a partir dessa ligação, das instruções que ela recebe e do desespero para encontrar respostas sobre o que está acontecendo, que a história pega um ritmo acelerado de fatos: correr, se esconder, fugir, sobreviver.

Sunny - como ela se apresenta - é uma garota destemida, forte, inteligente e ágil. Gostei da forma como ela pensou durante todo o livro; ela raciocinou sobre cada momento e em cada atitude que teve. Ao perceber que estava sendo caçada, resolveu virar a ordem do jogo e enfrentar o caçador. Resultado: sangue, mortes, traição e perseguição. Muita perseguição.



Em um lugar onde as aparências enganam, Sunny se vê cercada por pessoas duvidosas, rostos e olhares que parecem vigiá-la o tempo todo. Por que ela precisa fugir? Como ela está envolvida nisso? Há alguma chance disso tudo acabar? Onde está a sua família? Por que ela não se lembra de nada? Pouco a pouco a história vai nos levando às respostas e deixando outras para o segundo livro.

A narrativa em segunda pessoa me colocou LITERALMENTE dentro da história. Sunny era eu ali, o tempo todo. A forma como a autora descreveu os pensamentos e as atitudes da personagem foi espetacular. Muito bem feito. Sem nenhuma ponta solta. Nada forçado. Nada esperado. O livro é repleto de surpresas. Me deixou sem fôlego várias vezes e eu não conseguia largar enquanto não chegasse ao final. E que final! Estou praticamente "desesperada" para ler a continuação Deadfall - A Caçada, que também já foi publicada pela V&R Editoras.

Por fim, quero parabenizar a editora V&R pelo cuidado com a obra e principalmente pela dedicação e criatividade. A edição está PERFEITA. Tradução, diagramação e ortografia impecáveis!


Nota: 5/5 + favoritado!
- ONDE COMPRAR: Amazon / Saraiva

Blackbird - A Fuga já teve seus direitos vendidos para a produtora Liongstage, responsável por adaptações para o cinema como Jogos Vorazes e Crepúsculo.


Espero que tenham gostado da resenha e que leiam Blackbird. 
Beijo grande e até a próxima!
Me acompanhe nas redes sociais:

Instagram / Facebook / Twitter / Tumblr / Skoob

Você pode gostar também

4 comentários

  1. Oi, tudo bem?
    Já acompanho seu blog há algum tempo e como acabei de criar o meu, vim te convidar para visitar e se quiser também seguir o meu:
    http://leitoresapx.blogspot.com.br/
    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, Lorena. Tudo bem? Que bom que me acompanha por aqui! Obrigada! Visitarei teu blog agora mesmo!

      Beijos!

      Excluir
  2. Já tem um tempo que quero muito comprar esse livro. Depois de ler sua resenha fiquei ainda mais curiosa!

    Adorei sua resenha.


    https://colecionandohistoria.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim. <3
Volte sempre!