Retrospectiva: Melhores leituras de 2015

domingo, dezembro 27, 2015

 

Olá, leitores! Hoje estou aqui para fazer a retrospectiva literária das melhores leituras que fiz em 2015. Eu vi algumas pessoas fazendo e separando os tópicos por "o melhor de cada gênero", mas infelizmente eu não leia todos os gêneros literários, então selecionei apenas os melhores dos melhores dos gêneros que mais gosto de ler. Vâmo lá?


O meu amor por essa série não é segredo para ninguém! Em 2015 li 6 livros, e em 2016 pretendo ler o restante. Os 6 entram para a lista dos favoritos por terem sido leituras frenéticas! O suspense muito bem construído, as personagens muito singulares - amáveis e insuportáveis ao mesmo tempo; a escrita da autora, as capas (mesmo lendo em e-Book, amo as capas) e a edição muito bem revisada da editora Rocco. Para saber mais sobre os livros, é só ler a resenha que eu fiz de cada um deles aqui no blog clicando neste link.


Eu adoro fantasia e aventura, e As Crianças Trocadas - primeiro volume da série A Guerra dos Fae - foi uma grande surpresa. Comecei a ler unicamente por causa da capa, nem li a sinopse, e fiquei encantada. Altas aventuras, enrascadas, seres mágicos, guerras e uma protagonista totalmente fora dos padrões. A série foi publicada aqui no Brasil pela Geração Editorial e em 2016 a editora estará lançando o volume 4. Leia a resenha clicando aqui.



Minha estreia em livros de ficção científica! Com absoluta certeza eu não poderia ter começado melhor! A narrativa e a história criada pela Kass Morgan é perfeita para os iniciantes na literatura scifi, mesclando aventura e romance a autora nos leva ao espaço, dentro de uma nave espacial com prisioneiros que será lançada de volta à Terra anos depois dela ter sido destruída. Publicado pela Galera Record, o segundo livro - Dia 21 - já está na minha meta de 2016. Leia a resenha aqui.


O livro que me deu a maior ressaca literária do ano! E mesmo agora, confesso que ainda me faltam palavras para falar sobre ele. Repleto de metáforas, a narrativa me prendeu do início ao fim. Perdi uma madrugada de sono e finalizei a leitura em dois dias. Mentirosos me deixou apaixonada pela escrita da E. Lockhart e pretendo ler todos os livros dela de agora em diante. Publicado pelo selo Seguinte da editora Cia das Letras, Mentirosos é um dos meus favoritos. Saiba mais sobre ele lendo a minha opinião neste link


A melhor fábula do ano! A melhor crítica social do ano! Esse livro foi meu primeiro contato com a maravilhosa escrita do autor, e eu não poderia deixar de colocá-lo nessa lista. A Revolução dos Bichos foi a leitura que mais me deixou pensativa sobre o ser humano e sua relação com o poder. Repensei sobre o que significa liberdade e questionei se hoje somos realmente livres e se as leis estão - de fato - a nosso favor. É uma obra sensacional. Clássico com o título merecido. Na resenha que fiz aqui no blog você vai entender melhor a história do livro e ler citações bem legais. Para ver, clique aqui. A Revolução dos Bichos está no catálogo da Cia das Letras.


Esqueçam tudo que vocês já leram sobre distopia e sejam bem vindos A JoiaPresentinho do Skoob, A Joia foi meu primeiro contato com distopias. E que distopia maravilhosa! Até agora estou ansiosa para saber se em 2016 a editora LeYa vai publicar a continuação dessa história sensacional. O livro vai contar a história de mulheres que são vendidas em lotes e são obrigadas a viver - ou melhor, sobreviver - em um regime de exploração. Saiba mais clicando aqui  


O clássico da minha vida! O meu queridinho! O melhor livro da vida! Os melhores personagens (protagonista e coadjuvante)! A melhor narrativa! O melhor! O melhor! Preciso falar mais alguma coisa? O Grande Gatsby é um livro que mistura paixão, amor, drama, insensibilidade, imoralidade e egoísmo na melhor era do jazz. É considerado um dos melhores livros já escritos! Eu amo clássicos, e O Grande Gatsby foi a grande maravilha de 2015. Ah, e vale ressaltar que eu li a edição SENSACIONAL da Geração Editorial, com capa duras e imagens. Leia a resenha e as melhores citações aqui.


É claro que - se já passamos por distopias, scifi e clássicos internacionais - não podia faltar um livro nacional por aqui. Labirinto de Espelhos foi a grande surpresa do ano. Sem saber o que esperar além de "mais uma história de vampiro", o livro trouxe muuuuuito romance YA com doses sobrenaturais na metade certa, nada fantasioso demais. Os personagens são interessantes, a mocinha é bem carismática (diferente de livros em que o carisma fica sempre para o vampiro bonitão) e o final é surpreendente! Labirinto de Espelhos é o primeiro volume da Trilogia Labirinto publicada pela Novo Século, e você pode ler minha opinião sobre ele mais detalhada clicando aqui


Eu não conhecia a história de Psicose até então. Tinha conhecimento apenas de cenas clássicas do filme, como a mulher no banheiro, por exemplo. Entretanto, fiquei tentada a ler o livro devido a belíssima edição em capa dura e com imagens da editora DarkSide Books e foi uma leitura surpreendente. Que final foi aquele? Se você ainda não leu, leia. Se você já leu, leia agora na edição da DarkSide! Psicose foi, sem dúvidas, a melhor leitura de terror/horror do ano. 

Agora eu quero saber de vocês, quais foram suas melhores leituras do ano? 
A gente continua conversando nos comentários! 

Fonte da imagem: Google

Você pode gostar também

6 comentários

  1. Hey!
    Eu quero ler Labirinto de Espelhos, mas não agora... O Grande Gatsby está "marcado" para o ano que vem, assim como A Revolução dos Bichos e A Joia!!!! Eu tenho tanto livro pra ler ano que vem, que nem sei! hAHAHA

    Beijos!!!


    http://tordodemorango.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa linda vendo você querendo ler os livros da minha retrospectiva <3 eu tenho certeza que você vai amar, principalmente A Joia! Tô torcendo para a LeYa publicar logo a continuação!

      Beijão!

      Excluir
  2. Flor,que blog mais fofo! Já estou seguindo :)
    Também sou fã de PLL <3

    http://livroscafeepoesia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Maria Helena! PLL é bom demais! *-*

      Excluir
  3. Oie Jess,
    Sou loucá para assistir a série pretty little liars, só ouvi comentários bons a respeito dela. " A Revolução dos Bichos" já entrou para minha wishlist.

    Te desejo um 2016 cheio de bênçãos!

    https://colecionandohistoria.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raquel! Tudo bem? Assista mesmo, a série é ótima e os livros são tão bons quanto! A Revolução dos Bichos é sensacional! Espero que goste.

      Obrigada, feliz ano novo pra você também *-*

      Excluir

Sua opinião é muito importante para mim. <3
Volte sempre!