[Resenha] Mentirosos

terça-feira, dezembro 15, 2015



Título: Mentirosos
Autora: E. Lockhart
Editora: Seguinte
Páginas: 272

Sinopse: Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular. Cadence - neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos. Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.

Opinião: Lido prazerosamente em dois dias, Mentirosos foi um livro que me deixou sem palavras durante vários dias. Foi bastante difícil falar sobre ele diante da intensidade de sentimentos que ele me proporcionou.

"Bem vindo a bela família Sinclair...Na família Sinclair ninguém é carente, criminoso, viciado ou fracassado... Mas talvez isso seja mentira."


A beleza, a dureza e a insistência em manter a boa e tradicional imagem da família Sinclair foi um dos elementos mais interessantes do livro, e também a base para toda a história. Ricos, lindos, loiros e altos. Esse é o padrão dos Sinclair. Nem o materialismo extremo do patriarca Harris; nem a cara de paisagem das suas filhas e nem a preocupação em manter a linhagem branca e loira da família diminuíram a qualidade da obra de E. Lockhart.

"Aja como uma pessoa normal. Porque você é. Porque você pode."

A trama é desenvolvida na ilha particular da família. É lá que eles se reúnem nas férias de verão e contemplam seus belos rostos, sua bela linhagem e se enfurecem com aqueles que infringem esses costumes. Os netos primogênitos de Harris Sinclair: Cadence, Mirren e Jonny - juntamente com Gat, amigo da turma e indiano - dão sentido ao título do livro. Eles formam o grupo Mentirosos.

“Minha Mirren”: “[...] açúcar curiosidade e chuva"“Meu Johnny”: “[...] estalo iniciativa e sarcasmo"“Meu Gat”: “[...] contemplação e entusiasmo. Ambição e café forte’.

No "Verão dos 15" antes de completarem 16 anos, Cadence sofre um misterioso acidente. Sequelas: graves crises de enxaqueca e amnésia parcial. Cady não recorda nada a respeito do acidente e o mistério maior é o silêncio da família a respeito do assunto. Ninguém conta para ela o que realmente aconteceu, e a comunicação entre os primos simplesmente não existe mais. 

"O silêncio é uma camada protetora sobre a dor."

Anos depois, Cady volta a ilha acompanhada de sua mãe para reencontrar toda a sua família, e também, as lembranças. Fragmentos do que aconteceu ali no dia do acidente começam a voltar e é justamente nesse ponto que o leitor é colocado no lugar da Cady, possuindo o mesmo pouco conhecimento dos fatos que ela. Me senti imersa - totalmente - dentro da história.

"Aguento enxaquecas. Não aguento idiotas. Gosto de distorcer significados. Eu suporto."

A narrativa do livro é primorosa, e o uso de metáforas me agradou bastante. Há tempos eu não lia algo tão bom e de um nível tão... estarrecedor. É impossível não se apegar ao carisma dos Mentirosos. É impossível não sentir repugnância do materialismo dos Sinclair. É impossível não duvidar que todos são loucos. É impossível não amar a leitura.


Nota: 5/5 + 


Espero que tenham gostado da resenha. 
Espero também ler mais livros da E. Lockhart em breve. 
Beijos!

Você pode gostar também

4 comentários

  1. Olá,Jéssica!
    Sempre vejo resenhas desse livro e ele super barato para vender nas lojas da vida. Mas confesso que nunca parei para prestar atenção na história.
    Parece mesmo ser ótima! Vai para minha lista de livros *o*


    Ah, Jéssica tem sorteio de livro rolando no meu blog, participe!
    http://goo.gl/i03FzM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rebeca! Que bom saber que Mentirosos vai pra sua lista *-* ele é realmente bem baratinho, pena que eu não tenho o físico, li em ebook. Mas leia mesmo, tenho certeza de que você vai gostar!

      Eba, adoro sorteios! Vou lá participar. Beijos!

      Excluir
  2. Eu quero muito ler essa história, tua resenha me incentivou a seguir em frente e dar uma oportunidade a ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaa!! Que bom! Leia ele, espero que goste! Foi uma das minhas melhores leituras do ano *-*

      Beijo!

      Excluir

Sua opinião é muito importante para mim. <3
Volte sempre!