TOP 6 - Dicas para incentivar a criançada a gostar de ler

domingo, outubro 04, 2015


1. Comece dando livros de colorir, toda criança AMA colorir e eu tenho certeza que elas irão ficar encantada com os desenhos em preto e branco só esperando pelos lápis de cor nas mãos delas.

2. O segundo passo é partir para pequenas histórias - juntamente com muitos desenhos, como clássicos da Disney para ler e pintar. Se for menina, aposte nas histórias de princesas. Se for menino, procure livros do Toy Story, Carros, Aviões... A editora V&R tem um catálogo cheio de modelos variados. Você pode conhecê-los clicando AQUI.

3. Já ouviu falar em livros de curiosidades? Toda criança é curiosa, então... Não tem nada que elas adorem mais! E não só livros, têm revistinhas também com curiosidades sobre dinossauros, plantas, lugares bonitos, brinquedos diferentes... As crianças adoram! E se tiver jogos interativos no livro/revista, melhor ainda!

4. Aposte nos gibis. Turma da Mônica sempre foi o meu favorito, e eu não conheço nenhuma criança que não goste de ler os quadrinhos do Maurício de Souza. 


5. Agora é a vez das HQs! É fato que o público maior de HQ são os meninos, mas isso não exclui as meninas! Mangás também são uma ótima escolha. Procure aqueles que você sabe que a criança vai gostar. Como se super heróis, por exemplo. Nada muito complexo ainda para o entendimento deles, certo?

6. A partir daqui, você já vai ter uma noção do tipo de história que a criança gosta. Mas, leve-a até uma livraria e deixe que ela fique a vontade para escolher. É fato que, pode acontecer de ela voltar com mais um quadrinho e isso é ótimo, mas sugira agora, um livro sem figuras e compre para ela junto com o quadrinho. Estabeleça uma meta, como por exemplo: Quando terminar o quadrinho novo, vai começar a ler o livro / Ler duas páginas do livro por dia... Mas, o melhor incentivo ainda é chamar a criança para ler com você. Enquanto estiver lendo um livro, chame-a para ler o livro novo junto a você. 
Esse post faz parte do projeto Mês Literário Juvenil, uma homenagem do 
blog A Rosa do Príncipe ao Dia das Crianças.

Imagem: acritica.uol.com.br

Você pode gostar também

2 comentários

  1. Hey!
    Eu adoro o dia das crianças, sabe? Se bem que não ganho presentes a quase uma década!
    Uma recomendação de livro para quem gosta de quadrinhos/humor/livro bonito/ e que pode ser criança ou adulto: Diário de um Banana, do Jeff Kinney! Eu adoro! É da editora V&R, que arrasa demais! Eu ainda só tenho quatro de um total de dez, mas estou quase lá! Hehehe!

    Beijos!

    http://tordodemorango.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Jeeeess!!! Ideias maravilhosas e super funcionais, eu tenho uma prima de 3 anos e sempre compro livros de colorir e de histórias para ela.
    Como ela não sabe ler, ela pega o livro e conta a história do jeito dela, é muito divertido, além de incentivar a imaginação!

    Amando a semana literária juvenil <3

    http://harlancobenn.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim. <3
Volte sempre!