Resenha: Crônicas do Mundo Emerso - O Talismã do Poder

sábado, junho 06, 2015


      

Título: Crônicas do Mundo Emerso
Subtítulo: O Talismã do Poder
Editora: Rocco (www)
Páginas: 424

Sinopse: O terceiro e último volume da série Crônicas do Mundo Emerso, o Tirano está a um passo da conquista final. Um misterioso talismã é a única saída para evitar a derrocada das Terras Livres. Para utilizá-lo, Nihal e Senar precisam encontrar as oito pedras que compõem o objeto. Juntas, elas concentram energia suficiente para combater a maldade do Tirano. Mas será que os jovens conseguirão encontrá-las a tempo? Este é o desafio enfrentado por Nihal, a protagonista da série de fantasia criada pela jovem autora italiana Licia Troisi. Única sobrevivente de uma raça exterminada pelo Tirano, a jovem de olhos cor de violeta, cabelos azuis e grandes orelhas pontudas tornou-se uma guerreira de verdade e concentrou todas as forças que lhe restaram para enfrentar a batalha final. 

Minhas impressões: No último livro da trilogia Crônicas do Mundo Emerso, o Tirano (que até então não tinha dado as caras) estava com seu exército de mortos cada vez mais maior, juntamente com os fâmins, suas criaturas selvagens. As terras do Mundo Emerso estão quase totalmente conquistadas e destruídas e apenas um talismã pode ser a chave para a salvação desses povos. 8 pedras juntas formam o talismã e é partir daí que Nihal e Senar se juntam em uma missão perigosa em meio aos inimigos para encontrar os santuários perdidos onde estão cada uma dessas pedras.  Acontece que, Nihal vai perdendo suas forças a medida que o talismã vai sendo formado, embora Senar esteja muito preocupado e temeroso com a situação da semi-elfo, nenhum deles desiste. 

"Quando se sofre demais, é mais do que justo fugir da dor."

Uma das partes que mais gostei, nesse livro, e mais me emocionei foi o plot de Laio. Desde sempre eu tive por ele um grande carinho, e nesse livro, fiquei sem palavras. Laio foi um grande exemplo de coragem, lealdade e humanidade. Acredito que depois de Nihal, ele foi um dos personagens mais bem trabalhados pela Licia Troisi. Ido - outro personagem maravilhoso - tem que lidar com consequências avassaladoras da guerra em sua vida. Sua determinação é colocada a prova. 
No final do livro, grandes surpresas acontecem. O Tirano aparece e, todo o ódio que eu senti por ele, de repente amenizou. É claro que eu não o defendo, mas a humanização do personagem, seus dramas e conflitos e principalmente a razão da grande guerra criada por ele e todo o extermínio é por uma razão. Embora eu não acho que seja por uma razão. O fato é que o Tirano me surpreendeu.

"A vida e a morte perseguem-se desde sempre, para sempre o bem e o mal terão de se enfrentar, é a própria essência deste mundo."

O Talismã do Poder é o livro das revelações. Nihal encontra no amor de Senar, motivos para continuar e o final é sem palavras. Amei mesmo. E terminei a leitura com lágrimas no rosto.
Crônicas do Mundo Emerso é uma crítica ao mundo em que vivemos. Mesmo as pessoas mais nobres e de bom coração, em algum momento se deixam levar e agem pelo ódio, assim como os personagens. Seria, então, só uma questão de tempo para que o ódio rasgasse nosso peito e tudo fosse tomado pelo caos. Mas mesmo assim, ainda existem os bons, e também aqueles que erram e se arrependem. E é por eles - segundo Nihal - que vale a pena lutar por um mundo perfeito. Posso falar com toda a certeza que foi uma das leituras que mais acrescentou na minha vida. Só lendo para saber. E sentir.

Nota: 4/5
Livro no Skoob (www)

~> Leia a resenha dos livros anteriores:
- Crônicas do Mundo Emerso Vol 1. A Garota da Terra do Vento (www)
- Crônicas do Mundo Emerso Vol 2. A Missão de Senar (www)

Você pode gostar também

0 comentários

Sua opinião é muito importante para mim. <3
Volte sempre!