Dica de série: Vikings

sábado, abril 18, 2015


Eu sou fã de carteirinha de séries de época, com a pegada medieval. E esse foi o motivo número 1 para eu me interessar por Vikings, uma série irlando-canadense de drama histórico. Houve também o fato de eu ser apaixonada (amo/sou) por mitologias, e a junção desses fatores me fez viajar nas lendas, paisagens, romances, rivalidades e aventuras – muitas aventuras – da série do canal History.



Então vamos lá ao que interessa. Vikings se passa na Escandinávia, na época dos vikings (mentira, jura?) e conta a história de um deles em particular: Ragnar Lodbrock, um mero fazendeiro, porém muito ambicioso e aventureiro que acreditava ser filho de Odin. Ragnar é casado com Lagertha, uma escudeira linda e foda (desculpem o termo, mas é verdade) e com ela tem um filho chamado Bjorn, que mais tarde passará a se chamar Bjorn Ironside. Ragnar se aventura com o irmão Rollo, o amigo e criador de barcos Floki e um “exército” viking nas águas do oceano em busca de terras desconhecidas, onde ele acredita encontrar ouro e outras riquezas para seu povo explorar. E é nisso que se baseia toda a trama, uma vez que os vikings foram os homens mais selvagens (talvez) de toda a história e tocavam o terror por onde passavam deixando um rio de sangue e cadáveres para trás.




Vou confessar que é impossível não mergulhar de cabeça na cultura viking, nos costumes, rituais, crenças e nas suas paixões de cada personagem. É estranho olhar para eles como os “mocinhos” uma vez que são assassinos sedentos e cruéis, mas a partir do momento que observei cada marca cultural e o sentido de suas ações, virei fã dos nórdicos. Algumas cenas e rituais para os deuses são de arrepiar! Eles adoravam os deuses Odin, Freya, Thor, Loki... A fé presente em cada um deles é tão verdadeira que dá pra sentir.


E sabe o que é mais legal? Ragnar, Lagertha, Bjorn e Aslaug existiram de verdade! Muito do que se vê na série é inspirado em relatos bem antigos daquela época. E claro, tem muita coisa irreal também, mas vale a pena conhecer e pesquisar cada personalidade e entender sua relevância para a época.

                    

Só pra deixar claro, só assista Vikings se você gostar de ver muita luta e sangue. Muito sangue. Mas saiba que a série não é só isso. Vikings é um amontoado de politicagem, ambição, sonhos, paixões, esperanças, fé, família e lealdade.

A série está na terceira temporada e já foi renovada para a quarta temporada pelo canal History.

Trailer da primeira temporada:


Agora me diz, por que você ainda não assistiu Vikings mesmo?


Beijo e até a próxima dica de série! ;)

Você pode gostar também

0 comentários

Sua opinião é muito importante para mim. <3
Volte sempre!