Pretty Little Liars: Referências e Inspirações

quinta-feira, abril 17, 2014


Pretty Little Liars (Maldosas) é uma série de TV americana exibida no canal ABC Family. Os gêneros são suspense, drama e mistério. A série foi criada pela produtora executiva I. Marlene King, baseada numa série de livros com o mesmo nome da escritora Sara Shepard. 

Sinopse:  A série conquistou pessoas de todas as idades com sua temática instigante. Na pacata cidade de Rosewood, cinco amigas escondem os piores segredos de suas vidas e para que eles não sejam revelados, elas têm que jogar o jogo de -A, um chantagista anônimo que as ameaça constantemente e as obriga a fazer coisas terríveis em troca de seu silêncio. Como se isso não bastasse, a líder do grupo - Alison DiLaurentis - desaparece numa noite de bebedeira e um ano depois é dada como morta. Mas depois de sua morte, sua presença é ainda mais presente e se torna assustadora, pois ela era a única que sabia dos segredos das outras amigas e eles estão sendo - assustadoramente - revelados. Mas quem os está revelando? E quem é -A?

Imagino que quem ler essa postagem, já tem conhecimento sobre a série, então postarei a seguir algumas inspirações da mesma. Acredito que a história de PLL não foi retirada apenas dos livros de Sara Shepard, algumas coincidências com outros roteiros e produções são, no mínimo, curiosas. 

1. PLL x Desperate Housewives


Quando comecei a assistir PLL, percebi uma notável semelhança com a série Desperate Housewives (2004-2012), também da ABC Family.  Assim como PLL, em DH cinco amigas vivem em paz até que um dia, para a surpresa de todos, Mary Alice Young morre. Tudo indica que foi suicídio, mas as quatro amigas não entendem que motivo levaria Mary Alice - a mais centrada de todas - cometer um ato tão cruel consigo mesma. Segredos começam a ser desvendados, assassinatos vão acontecendo mas ainda assim, a vida da família Young se mantém como um livro fechado e as quatro amigas estão dispostas a descobrir o que aconteceu em detalhes. O mais curioso em DH e que me fez associar bastante a PLL, é que antes de cometer suicídio, Mary Alice recebe um bilhete muito parecido com os bilhetes que -A deixa para as meninas em PLL. Olha só:


(Tradução do bilhete: Eu sei o que você fez, isso me deixa mal. Eu vou contar.)

No vídeo abaixo, as quatro amigas: Lynette Scavo, Bree Van De Kamp, Gabriele Sollis e Susan Mayer. Por último, aparece Mary Alice Young apagando uma vela. 


Nesse outro vídeo, veja o momento da morte de Mary Alice:


2. PLL x Alfred Hitchcock 
É comum PLL ter episódio especial de Halloween. O episódio especial é sempre lançado em Outubro quando a série está em hiatus. Em cada um desses episódios, a trama ganha um cenário mais sombrio e o clima vai ficando cada vez mais tenso a cada cena. Os cenários variam de festa a fantasia de Halloween, cemitério, uma cidade abandonada, estradas desertas; trem fantasma, sinos de igreja e cenas de suspense no chuveiro - referência a "Strangers on a Train", "Vertigo" e "Psicose", obras de Hitchcock; máscaras e cenas gravadas de noite. Veja imagens promocionais e de cenas dos episódios especiais:








E não é só isso, na quarta temporada teve um episódio (Shadow Play) em preto e branco como um filme noir ao estilo Hitchcockiano. Joseph Dougherty que escreveu o episódio teve a brilhante ideia de fazê-lo baseado no estilo clássico dos filmes dos anos 40. Veja o vídeo promo do episódio: 


Fico por aqui e espero que tenham gostado. 
Bye! 

Você pode gostar também

0 comentários